Livro dá passo-a-passo para inovar na empresa

"Estreitando a Lacuna da Inovação" é um guia para quem quer plantar ideias novas no ambiente corporativo

São Paulo – Inovação é uma palavra presente na rotina da maioria das empresas, mas muitas delas ainda sentem dificuldades em repensar a rotina e trazer elementos diferentes para o negócio. O livro Estreitando a Lacuna da Inovação, de Judy Estrin, diretora executiva da JLabs LLC  e conselheira de administração da Walt Disney Corporation e da FedEx Corporation, é um manual para inovadores em potencial. A obra acaba de ser lançada no Brasil pela DVS Editora. 

Com base nas experiências da autora e em entrevistas feitas com diretores de grandes empresas, como Xerox, Intel, LinkedIn, Walt Disney Company, Google e FedEx, o livro estabelece cinco princípios como base da inovação: questionamento, disposição ao risco, abertura, paciência e confiança. Sem um equilíbrio adequado desses elementos, as ideias novas podem simplesmente desaparecer.

Em um trecho do livro, a autora explica: “confiança sem questionamento é falta de bom senso. Paciência em excesso pode criar um ambiente insosso e inerte. A disposição ao risco deve ser contrabalançada com o questionamento a fim de evitarmos a impulsividade. O questionamento sem confiança pode dar lugar à intolerância”.

Judy Estrin defende em seu livro que esses princípios são o suficiente para criar um ambiente propício para a inovação. Muito além do “lampejo de genialidade de um único cientista isolado” ou do superestimado “ahá”, a inovação, para ela, pode ser sistematizada e ensinada.

 

Trecho do capítulo 1 http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=33832361&access_key=key-nhfhfoqr5v8grsqs33&page=1&viewMode=list

Suporte a Exame, por favor desabilite seu Adblock.