GM, Ford e Toyota criam consórcio para alavancar carros autônomos

Desenvolvimento de padrões de segurança deve ajudar regulamentação de carros autônomos

Reuters — Três grandes montadoras afirmaram nesta quarta-feira, 3, que estão formando um consórcio para ajudar a elaborar padrões de segurança para carros autônomos que poderiam ajudar a criar regulamentações nos Estados Unidos.

A General Motors, a Ford e a Toyotadisseram emitiram um comunicado dizendo que elas estavam unindo forças com o grupo de engenharia de automóveis SAE Internacional para estabelecer “princípios de orientação de segurança para ajudar a informar desenvolvimento de padrões” para veículos autônomos.

O grupo também “trabalhará para avançar com segurança nos testes, desenvolvimento pré-competitivo e implantação”, acrescentaram.

Reguladores nos EUA têm lutado para regulamentar carros autônomos, com outros países observando atentamente para ver como a implementação da tecnologia emergente irá se desenrolar.

O novo grupo, apelidado de Consórcio de Segurança do Veículo Autônomo, começará decidindo prioridades, com foco no compartilhamento de dados, interação de veículos com outros usuários da estrada e diretrizes de teste seguras.

Randy Visintainer, diretor de tecnologia da unidade de Veículos Autônomos da Ford, disse que o objetivo é trabalhar com empresas e governos “para agilizar o desenvolvimento de padrões que podem levar à criação de regras”.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.