Negócios

Gerdau investe US$ 266 milhões em aquisições nos EUA

Siderúrgica adquire ativos da North Star, subsidiária da Cargill. Operação deve ser concluída ainda em 2004

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

O Grupo Gerdau, por meio de sua subsidiária americana Gerdau Ameristeel, investirá 266 milhões de dólares na aquisição de diversos ativos da siderúrgica North Star, empresa que pertence à Cargill. Pelo acordo, a Gerdau Ameristeel também assumirá as dívidas das unidades envolvidas, num montante não informado pela companhia. Segundo comunicado, as novas plantas ampliarão a cobertura geográfica da Gerdau Ameristeel e contribuirão para diversificar sua linha de produtos (leia também depoimento de Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Grupo Gerdau, à EXAME, sobre como conquistar novos mercados).

As unidades que passarão a pertencer à Gerdau são quatro usinas produtoras de aços longos, com capacidade instalada total de 2 milhões de toneladas por ano, distribuídas entre barras, perfis estruturais leves, vergalhões e fio-máquina. As usinas localizam-se nos estados americanos de Minnesota, Iowa, Kentucky e Texas. O contrato também abrange duas unidades de processamento de fio-máquina instaladas no Texas e uma terceira no Tennessee. Uma planta de produção de corpos moedores em aço para mineração, localizada no Minnesota, encerra a lista de aquisições.

Conforme a Gerdau, as três unidades de fio-máquina e a fábrica de corpos moedores apresentam capacidade instalada conjunta de 300 mil toneladas anuais. A empresa informou que a aquisição será concluída até o final deste ano, após a autorização da comissão antitruste dos EUA e do atendimento de outras exigências administrativas. Segundo comunicado, "a Gerdau Ameristeel tem disponibilidades de caixa e linhas de créditos suficientes para financiar a aquisição".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame