Negócios
Acompanhe:

Fundo de Abu Dhabi assume controle de empresa de Eike

O Mubadala já possui a participação majoritária na IMX, empresa de entretenimento fundada por Eike Batista, e 10,4% da Prumo Logística Global


	Eike Batista: crise no império do brasileiro o forçou a pagar dívida com o Mubadala por ativos
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Eike Batista: crise no império do brasileiro o forçou a pagar dívida com o Mubadala por ativos (Dado Galdieri/Bloomberg)

D
Da Redação

12 de fevereiro de 2015, 18h21

O fundo de investimento Mubadala Development, de Abu Dhabi, afirmou nesta quinta-feira, 12, que assumiu o controle da empresa de mineração de ouro AUX, que pertencia ao empresário Eike Batista.

O fundo estatal havia emprestado US$ 2 bilhões a Eike em 2012, mas a crise no império do brasileiro o forçou a pagar a dívida com ativos.

A AUX detém direitos de extração de minérios na Colômbia. O valor da operação não foi revelado.

"O Mubadala tomou 100% do controle da AUX, marcando mais um passo importante no processo de redenção da EBX", afirma o porta-voz do fundo, Brian Lott, em comunicado.

O fundo não especificou quanto da dívida original já foi quitada pelo empresário brasileiro.

O Mubadala já possui a participação majoritária na IMX, empresa de entretenimento fundada por Eike, e 10,4% da Prumo Logística Global.

Juntamente com o grupo Trafigura, o fundo agora também detém 65% de um porto no Rio de Janeiro que foi construído pela MMX Mineração e Metálicos.

Com informações da Dow Jones Newswires.