Negócios

Ford e Toyota encerram parceria para veículos híbridos

Companhia americana deverá desenvolver sua própria unidade do sistema híbrido de tração traseira para caminhões e SUVs

Caminho sozinho: chefe de desenvolvimento da Ford disse que as duas empresas estavam "satisfeitas com a capacidade de progredir em separado" (Ty Wright/Bloomberg)

Caminho sozinho: chefe de desenvolvimento da Ford disse que as duas empresas estavam "satisfeitas com a capacidade de progredir em separado" (Ty Wright/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de julho de 2013 às 17h00.

Detroit - As montadoras Ford e Toyota encerraram uma parceria para montar picapes híbridas e veículos utilitários esportivos, após estudar a viabilidade do projeto por quase dois anos, afirmou a montadora norte-americana nesta terça-feira.

A Ford, fabricante da picape F-150, vai desenvolver sua própria unidade do sistema híbrido de tração traseira para caminhões e SUVs, que estará disponível até o final da década.

"Ambas as partes trouxeram ajuda significativa para o projeto", disse Raj Nair, chefe de desenvolvimento de produto global. Ele disse que as duas empresas estavam "satisfeitas com a capacidade de progredir em separado." As duas montadoras vão continuar a desenvolver padrões da "próxima geração" de telefone on-board, sistemas de navegação e entretenimento, disse a montadora dos EUA em um comunicado.

Ford e Toyota anunciaram um acordo em agosto de 2011, dizendo que o desenvolvimento de veículos híbridos maiores ajudaria cada montadora a atender futuras normas de economia de combustível dos Estados Unidos.

A Toyota tem dominado o mercado global híbrido, após introduzir o sedã Prius, em 1997. A montadora japonesa foi responsável por cerca de dois terços do mercado de híbridos nos EUA no primeiro semestre de 2013.

Mas a Ford tem feito incursões no mercado de híbridos do país neste ano diante da forte demanda para o Fusion e o C-Max híbrido na Califórnia e em outros mercados.

Acompanhe tudo sobre:AutoindústriaCarrosCarros elétricosCarros híbridosEmpresasEmpresas americanasEmpresas japonesasFordIndústriaIndústrias em geralMontadorasToyota

Mais de Negócios

Carrefour inaugura primeiro Atacadão na França

RS precisa de lei de incentivo à reconstrução similar à da cultura, diz empresário gaúcho

Com locação de equipamentos de TI, empresa tem crescimento orgânico de 54% em 2023

Justiça aprova plano de recuperação extrajudicial da Casas Bahia

Mais na Exame