Fender contrata Bono e The Edge para conselho

O fabricante de guitarras e baixos elétricos contratou para seu conselho de administração Bono e The Edge
Bono (D) e The Edge, do U2: os dois "contribuíram para dar forma à música popular", diz nota (WireImage/Getty Images)
Bono (D) e The Edge, do U2: os dois "contribuíram para dar forma à música popular", diz nota (WireImage/Getty Images)
D
Da Redação

Publicado em 29/05/2014 às 13:23.

Última atualização em 08/10/2018 às 14:46.

Dublin - O fabricante das lendárias guitarras e baixos elétricos Fender contratou para seu conselho de administração os líderes da banda irlandesa U2, Bono e The Edge, para reforçar a "estratégia de crescimento" da marca, informou hoje a "Billboard".

Em comunicado, a revista explicou que a "Fender Musical Corporation" recorreu ao carismático cantor irlandês e ao guitarrista "talismã", enquanto a banda ainda grava seu novo álbum, que pode sair ao mercado ainda neste ano.

"Bono e The Edge contribuíram para dar forma à música popular e salvaram vidas com suas canções. Agora ajudarão a guiar os destinos da Fender", destacou a nota.

O presidente adjunto da companhia, Mark Fukunaga, assegurou que, por diferentes motivos, ambos são os candidatos adequados para entrar e fazer parte de sua cúpula executiva.

Na opinião dele, The Edge, cujo verdadeiro nome é Dave Evans, tem uma reputação "impecável" como guitarrista e é considerado um criador "inovador de sons únicos através do uso da tecnologia".

Bono, por sua vez, foi descrito como um "visionário no mundo e na música", que se destaca por seu "agudo sentido dos negócios" e por possuir "uma criatividade que vai ajudar a Fender a prosperar", disse.

O guitarrista irlandês comparou sua entrada na empresa como a de uma "criança em uma loja de doces", pois se declarou "fã da Fender desde o início, tocando os instrumentos nas turnês e álbuns mais importantes do U2".

Bono lembrou que em qualquer parte do mundo a Fender é uma "porta-bandeira" da música, "não só por sua excelência tecnológica e artesanal, mas por sua influência sobre a cultura americana".

A Fender foi fundada na Califórnia por Clarence Leonidas "Leo" Fender, e em 1946 suas icónicas guitarras elétricas, principalmente o modelo "stratocaster", foram utilizadas por alguns dos maiores astros da música como Jimi Hendrix, Rory Gallagher, Steve Ray Vaughan, Eric Clapton e o próprio The Edge.