Negócios

Fabricantes e importadores negociam acordo para tênis

Fabricantes nacionais e importadores de calçados estão negociando um acordo para evitar que os tênis de alta tecnologia vindos da China continuem sujeitos à tarifa antidumping. O argumento dos importadores é que não há condições de produzir esse tipo de tênis no Brasil. A indústria nacional aceita conversar, desde que seja estabelecido um preço mínimo, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Fabricantes nacionais e importadores de calçados estão negociando um acordo para evitar que os tênis de alta tecnologia vindos da China continuem sujeitos à tarifa antidumping. O argumento dos importadores é que não há condições de produzir esse tipo de tênis no Brasil. A indústria nacional aceita conversar, desde que seja estabelecido um preço mínimo, um limite de volume de importação e uma definição clara do que é tênis de alta tecnologia.

As conversas estão em fase inicial e há muito desentendimento entre os dois lados. Participam das reuniões representantes da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira do Mercado Esportivo (Abramesp), que representa as marcas Nike, Adidas, Puma e Asics no País. Um representante dos importadores nega haver "propostas concretas sobre a mesa" e diz que as discussões "são genéricas, sobre o futuro da indústria", mas reconhece que "um acordo interessa a todos."

Desde setembro, todos os tipos de calçados importados da China estão sujeitos a uma tarifa adicional de US$ 12,47 por par. Esse valor é somado aos 35% de tarifa de importação que já incidiam sobre o produto - o porcentual máximo que o Brasil consolidou na Organização Mundial de Comércio (OMC). A tarifa de US$ 12,47 por par é provisória e foi aplicada para evitar um dano irreversível à indústria nacional enquanto corre a investigação antidumping.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Double 11: e-commerce chinês se prepara para maior festival de compras

Segredos revelados: como a Smart Fit reinventou o modelo de academias e dominou a América Latina

O Brasil está pegando fogo. Esta empresa tem uma solução — e já combateu 25.000 incêndios

Após criar um negócio milionário com a venda de insumo a hospitais, ela quer ajudá-los a comprar bem