Ex-presidente da Volks é investigado por manipular ações

O Ministério Público de Brunswick (norte) abriu uma investigação por manipulação das cotações no âmbito do "caso das emissões da Volkswagen"

O ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn será investigado como suspeito de manipular o preço das ações na bolsa, após o escândalo dos motores a diesel adulterados, informou a justiça alemã nesta segunda-feira.

O Ministério Público de Brunswick (norte) abriu uma investigação por manipulação das cotações no âmbito do "caso das emissões da Volkswagen" após uma denúncia do Bafin, o órgão alemão dos mercados financeiros, diz o comunicado.

"A suspeita inicial aponta a dois antigos membros da direção do grupo VW, entre eles Winterkorn", afirmou.

A justiça questiona o momento escolhido pelo grupo Volkswagen para informar aos investidores sobre as consequências financeiras do escândalo.

"Existem elementos que mostram que o dever de comunicação sobre as grandes perdas financeiras previstas poderia ter acontecido antes de 22 de setembro", escreveu o Ministério Público de Brunswick.

No dia 22 de setembro do ano passado, a Volkswagen publicou um comunicado em que explicou que faria uma provisão de aproximadamente 6,5 bilhões de euros em suas contas do terceiro trimestre para enfrentar o escândalo da manipulação de dados das emissões poluentes de seus motores a diesel.

Posteriormente, essa quantia foi aumentada para 16,2 bilhões de euros para todo o exercício de 2015, o que gerou a primeira perda anual da Volkswagen em mais de 20 anos.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.