Engie confirma estar em tratativas com Petrobras sobre compra da TAG

TAG, parte importante do programa de desinvestimentos da estatal, possui cerca de 4.500 quilômetros de gasodutos no Nordeste do Brasil

Paris – O grupo francês de energia e gás Engie informou que está negociando com a Petrobras a compra da rede de gasodutos da petroleira, a Transportadora Associada de Gás (TAG).

Confirmando uma reportagem da Reuters, a presidente-executiva da Engie, Isabelle Kocher, disse em conferência com analistas que a companhia -que tem grandes investimentos no setor de energia elétrica do Brasil – quer diversificar suas atividades brasileiras e fez uma oferta pela unidade da estatal.

“Aparentemente, apresentamos a melhor oferta na fase vinculante e atualmente estamos negociando os termos e condições de uma transação em potencial”, disse Isabelle.

A TAG, parte importante do programa de desinvestimentos da estatal, possui cerca de 4.500 quilômetros de gasodutos no Nordeste do Brasil.

A Petrobras recebeu ofertas de cerca de 8 bilhões de dólares pelo ativo, segundo fontes disseram à Reuters.

A executiva da Engie acrescentou que as negociações não são baseadas em exclusividade ainda e devem continuar nos próximos meses.

Se a Engie vencer a competição, ela fará a aquisição com parceiros, disse a CEO.

A Engie também está começando a desenvolver uma atividade de serviços de energia no país.

Fontes disseram à Reuters no início deste mês que, para cumprir as regras estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a Petrobras convidará em junho os outros dois grupos que apresentaram propostas –liderados pelo australiano Macquarie e pelo Mubadala Development, dos Emirados Árabes Unidos– a oferecer novos lances, com base no contrato negociado com a Engie.

(Por Geert De Clercq)

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.

Atenção! A sua revista EXAME deixa de ser quinzenal a partir da próxima edição. Produziremos uma tiragem mensal. Clique aqui para saber mais detalhes.