Exame Logo

Del Valle lança produto e tenta reverter queda nas vendas

Americana, 27 de agosto - (Portal Exame) - A líder do mercado brasileiro de sucos prontos para beber, a mexicana Sucos Del Valle, lançará na próxima segunda-feira (1 de setembro), o suco sabor laranja com mel. Aviso aos consumidores: quem quiser experimentar o produto não deve esperar muito tempo para buscá-lo nas gôndolas. É que […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

Americana, 27 de agosto - (Portal Exame) - A líder do mercado brasileiro de sucos prontos para beber, a mexicana Sucos Del Valle, lançará na próxima segunda-feira (1 de setembro), o suco sabor laranja com mel. Aviso aos consumidores: quem quiser experimentar o produto não deve esperar muito tempo para buscá-lo nas gôndolas. É que o novo sabor, que não será vendido no Nordeste, ficará no mercado por tempo limitado, mais precisamente enquanto durar o lote de 60 000 caixas de latinhas e embalagens de um litro de Tetra Pak. O produto tem também outra peculiaridade: sua embalagem cartonada será a primeira no Brasil a ser numerada uma a uma, o que confere total rastreabilidade ao produto e um certo tom de exclusividade. "Daqui pra frente vamos trabalhar o conceito de produto de safra especial e com edição limitada", disse Marcelo Passafaro, gerente de marketing da Del Valle.

O lançamento do suco de laranja com mel é uma das apostas da Del Valle para alcançar o faturamento de 190 milhões de reais estimado para este ano _um crescimento de 24% em relação ao ano passado. Mas até agora, os números não são favoráveis ao aumento de receita da empresa. No primeiro semestre deste ano, as vendas da Del Valle caíram 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Essa queda, entretanto, não se repetiu no mercado de sucos prontos como um todo. O que explica a desaceleração da Del Valle, segundo Marcelo Passafaro, é o preço do produto. "Com a economia estagnada, e o consumidor com menos poder de compra, quem mais perde vendas são os produtos de maior valor agregado." Por isso, os executivos da empresa estão ansiosos quanto ao comportamento do mercado no segundo semestre, que traz com ele o verão e, geralmente, um aumento no consumo de bebidas.

Veja também

A queda nas vendas da Del Valle se refletiu de certa forma na fábrica da empresa, localizada em Americana, interior de São Paulo. Ela tem hoje capacidade para produzir 135 milhões de litros de suco, mas está com 47% de ociosidade e a estimativa é que a produção chegue a 88 milhões de litros este ano. Ainda assim, um passeio pelas linhas de produção revela que não há máquinas ou funcionários parados. A fábrica da empresa está operando em três turnos, seis dias por semana. Além disso, também nesta segunda-feira (dia 1 de setembro), a Del Valle coloca em funcionamento mais uma linha que aumentará em 10% a produção dos sucos vendidos nas embalagens Tetra Pak de um litro. Para isso, ela vem investindo desde janeiro deste ano, e até o final dele, terá desembolsado 1,8 milhão de dólares.

Com a capacidade da nova linha, somada à já ociosa, a Del Valle estaria pronta para dobrar a produção de sucos para 190 milhões de litros. Os executivos da empresa estão otimistas e afirmam que precisarão fazer isso num futuro breve. Mesmo com a queda nas vendas e a disputa acirrada com novos concorrentes, a empresa ainda é líder do mercado brasileiro de sucos prontos com folga. Ela tem 31% de participação, enquanto a segunda colocada, a mineira Sucos Mais, possui 12%. Neste ano, entretanto, a Del Valle não deverá repetir o que vinha fazendo desde a sua chegada no Brasil, em 99: aumentar sua participação de mercado.

A evolução da Sucos Del Valle no
Brasil --- em números
Faturamento (em milhões de reais)
199930
200050
2001102
2002153
2003*190
* previsão
Produção (em milhões de litros)
199910
200025
200156
200280
2003*88
Funcionários
1999181
2000290
2001241
2002290
2003350
* estimativa Fonte: Del Valle
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame