Negócios

Como Steve Jobs arrebata o público, e o que aprender com isso

Para Carmine Gallo, autor de "Faça como Steve Jobs", sucesso da Apple é baseado também na capacidade de seu fundador encantar o público

O segredo de Steve Jobs é que ele consegue reunir informação, educação e entretenimento em uma única apresentação (.)

O segredo de Steve Jobs é que ele consegue reunir informação, educação e entretenimento em uma única apresentação (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 04h10.

São Paulo - Steve Jobs sempre é lembrado pela sua habilidade em lançar produtos revolucionários que antecipam as tendências do mundo da tecnologia. Elogios como visionário e genial costumam acompanhá-lo. Mas poucos percebem a outra face do fundador da Apple - o de um talentoso comunicador, capaz de encantar o público e fazê-lo sonhar com seus produtos.

Um indício de seu sucesso como orador é o número de vídeos relacionados a Jobs disponíveis no You Tube: mais de 116.000, enquanto a conta do concorrente Bill Gates gira em torno de 10.300 vídeos.

Destrinchar os segredos de Jobs para arrebatar platéias é o objetivo do livro “Faça como Steve Jobs” (editora Lua de Papel), de Carmine Gallo e lançado em maio no Brasil. Especialista em técnicas de comunicação e colaborador da revista Bloomberg BusinessWeek, Gallo afirma que não é nada fácil ser um Jobs da comunicação, mas quem quiser ter sucesso no mundo dos negócios precisa tentar. Veja os principais trechos da entrevista ao site EXAME.

Site EXAME: Por que Steve Jobs é tão popular?

Carmine Gallo: Steve Jobs é um dos maiores contadores de histórias do mundo. Por mais de três décadas, ele tem transformado lançamentos de produtos em arte. Suas apresentações são empolgantes, memoráveis e inspiradoras. Quando foi a última vez que você pôde falar isso sobre uma apresentação? É claro que o fato de ele apresentar produtos lindamente desenhados e fáceis de usar ajuda. Steve Jobs é um clássico inovador. Mas não adianta ter a melhor ideia do mundo, se você não souber comunicar a visão por trás dela.

Site EXAME: Quais são as habilidades mais interessantes que ele demonstra nas suas apresentações?

Gallo: Uma apresentação de Jobs é feita para informar, educar e entreter. A maioria das pessoas esquece as duas últimas partes. Jobs também educa. Quando introduziu o iPad no início do ano, por exemplo, ele passou muitos minutos discutindo por que consumidores precisariam de um terceiro aparelho, entre um Smartphone e um laptop. Jobs também entretém, o que poucos palestrantes fazem. Por exemplo, quando ele apresentou o iPhone, em janeiro de 2007, disse à plateia que ele iria introduzir "três produtos revolucionários": um novo iPod, um telefone e um comunicador com internet. Depois de repetir isso várias vezes, Jobs disse que não eram três produtos separados, mas um só, o iPhone. A plateia delirou. Cientistas estão descobrindo que o cérebro não presta atenção a coisas chatas. Se você quer persuadir, empolgar e energizar sua plateia, é importante manter o cérebro dela estimulado e ocupado. Jobs faz isso magnificamente.

Site EXAME: Seu livro é dividido em três partes. Você pode explicar cada uma delas?

Gallo: Eu dividi o livro assim, porque a maioria das apresentações de Jobs é dividida em três seções. Isso permite que as pessoas absorvam, de modo mais fácil, as informações na memória de curto prazo. A primeira parte é criar a história. Jobs e seus designers de apresentação não começam uma palestra apenas abrindo um software de slides. Eles desenham, escrevem no quadro, fazem um brainstorm. Pergunte a si mesmo "de quais elementos eu preciso para contar uma história?". Alguns elementos que toda apresentação dele inclui: um antagonista (um problema que precisa de solução), um elenco de apoio (outros palestrantes), e uma demonstração. A grande lição aqui é que você precisa de uma história para contar antes de abrir o Power Point.
 


 

Site EXAME: E qual é a segunda parte?

Gallo: Transmitir a experiência. Uma apresentação de Jobs é como uma experiência teatral. Os slides de Jobs não são o centro do show. Em vez disso, os slides complementam a história que ele criou com as ferramentas do Ato 1. Por exemplo, não há pontos-chave nas suas apresentações, o que você esperaria da maioria das apresentações de Power Point. As palestras de Jobs são recheadas de fotografias, imagens, videoclipes e muito pouco texto. Às vezes, ele tem apenas uma palavra ou um número no slide que reforça a mensagem que está passando verbalmente. Tenha em mente, porém, que essa simplicidade requer prática e confiança.

Site EXAME: Isto leva à terceira parte de seu livro...

Gallo: Sim. É preciso refinar e ensaiar o estilo sempre. Jobs não despreza nada. Ele treina a apresentação por várias horas por várias semanas. Não é incomum, para ele, passar quatro horas ou mais em um palco de uma vez só, revisando cada slide. Quando foi a última vez que você passou quatro horas ensaiando suas apresentações?

Site EXAME: Como você analisou os discursos? Quanto tempo durou sua pesquisa?

Gallo: Eu tenho estudado Jobs por muitos anos e consegui resgatar antigas apresentações do You Tube. Também conversei com designers de slide que trabalharam diretamente com ele. Nós tivemos tanto material que eu vou lançar um novo livro em outubro, chamado "The Innovation Secrets of Steve Jobs: Insanely Different Principles for Breakthough Success" (Os segredos da inovação de Steve Jobs: Princípios loucamente diferentes para ter sucesso - tradução livre). Mal posso esperar para os leitores brasileiros lerem.

Site EXAME: Qualquer um é capaz de ter o mesmo poder de comunicação de Steve Jobs?

Gallo: Você pode se chocar com minha resposta, mas não. Isso requer prática. Muita prática. É preciso também prudência, planejamento e, sim, confiança. Requer confiança para colocar um slide com uma palavra ou apenas uma simples fotografia. Mas se você quer mesmo liderar um negócio entre um mar de oradores e apresentações medíocres, você deve adotar algumas habilidades que fizeram Steve Jobs um dos mais surpreendentes e carismáticos apresentadores de negócios do mundo.

Avalie este e outros livros no Já Li

Primeito Capítulo - Faça como Steve Jobs http://d1.scribdassets.com/ScribdViewer.swf?document_id=32778135&access_key=key-u0xjbfnebi2n7e7f1be&page=1&viewMode=list

Acompanhe tudo sobre:AppleApresentaçõesEficiênciaEmpresáriosEntrevistasgestao-de-negociosPersonalidadesSteve Jobs

Mais de Negócios

40 franquias baratas para quem quer deixar de ser funcionário a partir de R$ 2.850

Ele cansou de trabalhar em telecom. Agora, faz mais de R$ 1 mi com franquia de serviços automotivos

“É função dos empresários iniciar um novo RS”, diz CEO da maior produtora de biodiesel do país

Na Prosegur, os candidatos são avaliados pela simpática Rose, a chatbot do grupo

Mais na Exame