Clubes gastaram mais de US$ 3 bi no mercado de verão

Mercado de contratações do verão europeu movimentou mais de três bilhões de dólares, de acordo com um estudo
Jogadores do Liverpool comemoram um gol na liga inglesa contra o Tottenham  (Olly Greenwood/AFP)
Jogadores do Liverpool comemoram um gol na liga inglesa contra o Tottenham (Olly Greenwood/AFP)
D
Da RedaçãoPublicado em 02/09/2014 às 14:21.

Londres - A Premier League inglesa dominou o mercado de contratações do verão (hemisfério norte), no qual o valor total das transações na Europa superou três bilhões de dólares, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira.

Os 20 clubes da Premier League gastaram 835 milhões de libras (1,38 bilhão de dólares), com o Manchester United à frente, com um investimento de quase 150 milhões de libras, segundo o estudo da empresa de consultoria Deloitte.

O total da Premier League superou em 200 milhões de libras o valor recorde, estabelecido ano passado, de 630 milhões de libras.

Os clubes da Liga espanhola gastaram pouco mais de 700 milhões de dólares, com Real Madrid e Barcelona na liderança e as contratações de craques como Luis Suárez e James Rodríguez.

A Série A italiana ficou em terceiro lugar, com gastos de 450 milhões de dólares, seguida pela Bundesliga, que registrou gastos de 415 milhões de dólares.

A Ligue 1 francesa ocupa o quinto lugar com investimentos de US$ 165 milhões.

O sistema de regularização de transferências da Fifa registra 1.164 negociações de jogadores nos cinco grandes campeonatos europeus nos últimos dois meses.

As compras de jogadores representam 85% do valor total gasto em transferências nos 26 grandes campeonatos europeus.