Negócios

Cetip terá recuperação de lucro com alta em receitas

Maior clearing da América Latina deve divulgar reaceleração no lucro trimestral de de 24,5% apoiada por queda no custo de dívida e alta em receitas


	 

	Ações da Cetip acumularam queda de 26% no ano passado em meio a preocupações sobre potencial concorrência com a BM&FBovespa
 (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

  Ações da Cetip acumularam queda de 26% no ano passado em meio a preocupações sobre potencial concorrência com a BM&FBovespa (Alexandre Battibugli/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 12h44.

São Paulo - A maior clearing da América Latina, Cetip, deve divulgar na quinta-feira uma reaceleração no lucro trimestral, após dois recuos seguidos, apoiada por queda no custo de dívida e alta em receitas com serviços de custódia.

Segundo média de estimativas de seis analistas apurada pela Reuters, a Cetip deve divulgar uma alta de 24,5 por cento no lucro dos três últimos meses de 2012 em relação ao terceiro trimestre, para 78,5 milhões de reais. Em termos anuais, o lucro do quarto trimestre deve mostrar crescimento de 20,9 por cento.

O mercado tende a acompanhar mais de perto a variação dos números trimestre a trimestre porque isso ajuda na visualização de tendências operacionais e de performance de vendas.

Os números devem mostrar uma melhora na tendência de vendas e um cenário mais positivo para os negócios da empresa, segundo analistas. As ações da Cetip acumularam queda de 26 por cento no ano passado em meio a preocupações sobre potencial concorrência com a BM&FBovespa e o impacto do baixo crescimento dos financiamentos de veículos na unidade de garantias da Cetip.

A expectativa dos analistas é que a receita da unidade que fornece custódia e serviços depositários para bancos e investidores deverá mostrar alta de 5,4 por cento, para 157 milhões de reais, o ritmo mais rápido em cinco trimestres.

Mas a receita da unidade de financiamento, que vende serviços de garantias sobre empréstimos de veículos, deve apresentar redução de 2 por cento, para 84 milhões de reais, segundo a pesquisa. O segmento deve "continuar pesando, pressionado pela baixa atividade da economia e falta de apetite dos bancos para financiar veículos e motocicletas", disse Domingos Falavina, analista do JPMorgan.

A previsão média dos analistas é que as despesas com vendas, gerais e administrativas apresentem queda de 3,3 por cento, refletindo esforços da companhia de manter controle de custos em meio a um rápido crescimento e aquisições que dobraram a folha de pagamento nos últimos dois anos.

Veja a seguir estimativas para o resultado da Cetip, em reais:

Cetip 4º trimestre 2012 3º trimestre 2012 4º trimestre 2011
Receita líquida 205,5 mi 200,9 mi 192 mi
Despesas 78,3 mi 80,9 mi 78,3 mi
EBITDA 143 mi 144,2 mi 139,9 mi
Lucro líquido 78,5 mi 63,1 mi 64,9 mi
Acompanhe tudo sobre:CetipEmpresasEmpresas americanasLucroservicos-financeiros

Mais de Negócios

Peugeot: dinastia centenária de automóveis escolhe sucessor; saiba quem é

Imigrante polonês vai de 'quebrado' a bilionário nos EUA em 23 anos

As 15 cidades com mais bilionários no mundo — e uma delas é brasileira

A força do afroempreendedorismo