Negócios

Cade multa Peróxidos do Brasil em R$133,6 mi por cartel

O grupo Degussa não foi multado porque confessou participação no cartel e colaborou no processo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2012 às 17h12.

Priorizar nos meus resultados Google

São Paulo - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) multou nesta quarta-feira a Peróxidos do Brasil, empresa do grupo belga Solvay Chemicals, em 133,6 milhões de reais por formação de cartel no mercado brasileiro de peróxido de hidrogênio com o grupo Degussa.

O peróxido de hidrogênio é uma espécie de água oxigenada utilizada no setor têxtil e de papel e celulose. O grupo Degussa não foi multado porque confessou participação no cartel e colaborou no processo.

A prática de cartel ocorreu entre 1995 e 2004. O relator do caso no Cade, conselheiro Carlos Ragazzo, disse que eventuais recursos só podem ser encaminhados à Justiça e avaliou que com a decisão os clientes da Peróxidos do Brasil que tenham se sentido prejudicados poderão buscar seus direitos judicialmente.

A Degussa adotou o nome de Evonik Industries e no Brasil é a segunda maior fabricante de peróxido de hidrogênio do mercado brasileiro, com produção anual de 100 mil toneladas.

O Cade também impôs multas que somam 16,3 milhões de reais a pessoas físicas que participaram do cartel.

Acompanhe tudo sobre:ConcorrênciaCadeCartel

Mais de Negócios

Empresária cresce 150% em setor industrial dominado por homens

O que faz Recife ser um polo de tecnologia? EXAME faz evento para celebrar os negócios de Pernambuco

Do limite do cartão à venda de R$ 150 mi: o combustível para Nave decolar

Além da renda fixa: o que diferentes estratégias de investimento podem oferecer