Boeing deve entregar seu primeiro 747-8 Intercontinental no final do ano

A Boeing, que apresentou no domingo a oitava versão do 747, realizará a primeira entrega do modelo para um cliente particular

Nova York - O fabricante aeronáutico americano Boeing entregará no final deste ano seu primeiro 747-8 Intercontinental, uma nova versão do jato 747 com mais capacidade de passageiros e menos consumo de combustível.

A Boeing, que apresentou no domingo em Everett (Washington) a oitava versão do 747, realizará a primeira entrega do modelo para um cliente particular durante o quarto trimestre deste ano, depois de ter iniciado os primeiros voos de teste em março, detalhou nesta segunda-feira à Agência Efe seu porta-voz, Jim Proulx.

No entanto, somente no início de 2012 uma companhia aérea comercial, a alemã Lufthansa, receberá o primeiro 747-8 Intercontinental.

Assim, o fabricante aeronáutico procura compensar os atrasos de seu 787 Dreamliner, um modelo cuja estreia já acumula três anos de atraso devido, entre outras questões, à paralisação de seus voos de testes em novembro, depois que uma aeronave precisou fazer uma aterrissagem de emergência no Texas.

"O novo 747-8 Intercontinental inclui as últimas inovações tecnológicas e muitos dos benefícios do 787 Dreamliner", assegurou durante a apresentação do aparelho Jim Albaugh, vice-presidente da Boeing e executivo-chefe da divisão de aviões comerciais da companhia.

Este modelo, com uma capacidade de 467 passageiros, gastará 16% a menos de combustível que seu antecessor, o 747-400, o que o permitirá diminuir também em 16% as emissões de dióxido de carbono por passageiro.

O novo avião será, além disso, 30% mais silencioso que o modelo anterior e se transformará no aparelho "com menor custo por milha percorrida entre os grandes jatos comerciais", segundo a companhia.

A companhia, com sede em Chicago, assegurou que até agora recebeu 33 pedidos do novo modelo, que provêm tanto de clientes privados como das companhias aéreas comerciais Korean Air e Lufthansa.

Assim, a oitava versão do 747, fabricado pela primeira vez há mais de 40 anos, tentará competir com o A380 de seu rival europeu Airbus, um modelo que realizou seu primeiro voo comercial em 2007 e que pode transportar 853 passageiros.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.