Negócios

ALL e Triunfo encerram projeto Vetria Mineração

As empresas decidiram encerrar o projeto de criação da produtora integrada de minério de ferro Vetria Mineração, desfazendo um plano lançado em 2011


	Pátio da ALL: decisão ocorreu diante da contínua queda dos preços do minério de ferro
 (Divulgação)

Pátio da ALL: decisão ocorreu diante da contínua queda dos preços do minério de ferro (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2014 às 19h20.

Rio de Janeiro - A ALL e a Triunfo Participações decidiram descontinuar o projeto de criação da produtora integrada de minério de ferro Vetria Mineração, desfazendo um plano lançado em 2011 que previa investimento de mais de 11 bilhões de reais.

A decisão pelo encerramento ocorreu diante da contínua queda dos preços do minério de ferro nos mercados internacionais.

"Considerando as condições de mercado e perspectivas atuais, especialmente no que diz respeito aos níveis de preço praticados para o minério de ferro, as partes decidiram encerrar o contrato de associação", disseram as empresas em comunicado ao mercado.

O preço do minério de ferro na Ásia atingiu um pico de quase 200 dólares por tonelada em 2011. Mas, atualmente, a commodity está sendo negociada abaixo do patamar de 70 dólares, pressionada pela desaceleração da economia chinesa, maior consumidora do produto.

A criação da Vetria foi anunciada em dezembro de 2011. A empresa seria formada por 50,4 por cento de participação da ALL, 15,8 por cento da Triunfo e 33,8 por cento dos acionistas da mineradora brasileira Vetorial, que atua no Mato Grosso do Sul.

Representantes da Vetorial informaram que a companhia não vai comentar o assunto além das informações divulgadas no comunicado enviado ao mercado.

O objetivo do projeto era criar um sistema integrado com mina da Vetorial em Corumbá (MS), logística ferroviária por meio de um contrato operacional de longo prazo com a ALL e um terminal privado em Santos (SP).

Segundo ALL e Triunfo, os contratos de arrendamento de direitos minerários firmados com a MMX Corumbá Mineração e de opção de compra da totalidade das ações da MMX Corumbá, que faz fronteira com a Vetorial, foram integralmente cedidos para a Vetorial Siderurgia.

O arrendamento dos direitos inclui uma unidade de beneficiamento de minério com capacidade para 2 milhões de toneladas anuais.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasIndústriaMineraçãoMineradorasRumo ALLSetor de transporteTriunfo ParticipaçõesVetria Mineração

Mais de Negócios

Quem é o bilionário indonésio que ficou 10 vezes mais rico em 18 meses?

Sete milionários que escolheram não deixar sua fortura para os filhos

Eles criaram uma van elétrica no interior do RS. Hoje já fazem R$ 35 milhões pelas ruas do BR

Bolsa Família, bets e asiáticas: as pedras no sapato da indústria de calçados