Negócios

Advogados americanos poderão quebrar sigilo legal em casos de fraudes financeiras

As fraudes contábeis que abalaram o mercado corporativo americano continuam reverberando. Desta vez, quem sofreu efeitos foi o código de ética legal americano: a Associação dos Advogados dos Estados Unidos aprovou, por 218 votos a 201, uma proposta que desobriga os profissionais de manterem o sigilo legal de seus clientes. A votação aconteceu na segunda-feira […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de outubro de 2010 às 13h16.

As fraudes contábeis que abalaram o mercado corporativo americano continuam reverberando. Desta vez, quem sofreu efeitos foi o código de ética legal americano: a Associação dos Advogados dos Estados Unidos aprovou, por 218 votos a 201, uma proposta que desobriga os profissionais de manterem o sigilo legal de seus clientes. A votação aconteceu na segunda-feira (11/8).

A mudança no código permite, mas não exige, que os advogados quebrem o sigilo caso acreditem que isso impeça que seu cliente cometa crime financeiro ou fraude contábil.

Apesar de ter o apoio do presidente da associação, Dennis Archer, muitos advogados foram contra por acharem que a falta de obrigatoriedade do sigilo se espalhe para outros casos e, principalmente, por temerem que os advogados passem a sofrer processos de danos movidos por seus clientes.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Sentimentos em dados: como a IA pode ajudar a entender e atender clientes?

Como formar líderes orientados ao propósito

Em Nova York, um musical que já faturou R$ 1 bilhão é a chave para retomada da Broadway

Empreendedor produz 2,5 mil garrafas de vinho por ano na cidade

Mais na Exame