Exame Logo

União da Sony com Bertelsmann passa por seu pior momento

Empresas, que em 2004 formaram a Sony Music, competem entre si. Chairman e presidente pedem demissão

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Já faz dois anos desde que Sony e Bertelsmann se uniram para criar a Sony BMG Music- mas até hoje as rusgas não foram resolvidas. O problema agravou-se na noite deste quinta-feira (1º/6), com o anúncio da saída de seus dois principais executivos da joint venture.

Segundo The Wall Street Journal, a fusão passa por seu pior momento. Ambas as empresas informaram que estão buscando soluções para os conflitos. Uma delas seria a Sony comprar da Bertelsmann os 50% que tem direito sobre a Sony BMG Music. A empresa é a segunda maior gravadora do mundo, em faturamento. De acordo com o jornal americano, a fatia de 50% da companhia pode chegar a 2,5 bilhões de dólares.

Veja também

Os dois executivos que deixaram a Sony BMG são o presidente do conselho, Don Ienner, e Michele Anthony, presidente da companhia. Pessoas ligadas à Sony Music disseram ao jornal americano que ambos estavam frustrados com a lentidão com que a empresa vinha lançando novos álbuns e com os poucos hits de sucesso. A porcentagem da Sony Music entre os lançamentos nos Estados Unidos caiu 3% no ano passado, chegando a 10,4%.

The Wall Street Journal diz ainda que, desde a formação da joint venture, existe uma espécie de competição entre a Sony Corp. e a Bertelsmann AG, que chegaram a brigar publicamente para decidir quem seria o presidente da Sony Music.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame