Mundo

Japão prevê rápido crescimento nas operações de crédito bancário

Resultados de junho foram os maiores desde janeiro de 2001

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

  Os empréstimos japoneses em junho registraram o maior ritmo de crescimento anual dos últimos cinco anos, destaca o jornal Financial Times. Em contrapartida, as encomendas de máquinas e equipamentos caíram menos que o esperado pelo mercado, levantando a possibilidade de aumento de taxas na próxima semana pelo Banco do Japão.

Os empréstimos bancários, incluindo créditos à União, subiram 1,7% no último ano, para 444.834 bilhões de yenes, o equivalente a 3,9 bilhões de dólares. Esse é o maior valor desde janeiro de 2001, quando o banco central japonês adotou o atual método de cálculo. Já as encomendas de máquinas, caíram 2,1% mês passado, percentual muito inferior aos 5,3% projetados pelos analistas.

Na última sexta-feira (7/7), o governo japonês elevou suas projeções para o crescimento da economia do país. "A recuperação da demanda por empréstimos é um fator que deverá incentivar o governo a acabar com a política de taxa zero", diz Hironori Nozaki, analista de operações bancárias do Nikko Citigroup.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Biden continua apresentando sintomas leves de covid-19, diz médico do presidente

Aliada de Macron é eleita presidente do Parlamento em 1º teste de forças após as eleições na França

Maduro fala em risco de 'banho de sangue' se for derrotado nas eleições da Venezuela; veja vídeo

Ato renova pedido por justiça na Argentina, 30 anos após ataque ao centro judaico Amia

Mais na Exame