Exame Logo

Grande explosão é ouvida na cidade de Ajdabiya, a oeste de Benghazi

Há contradição sobre a situação na cidade de Briqa, onde fontes asseguram que caiu sob o controle de Kadafi e outras apontam que foi recuperada pela oposição

Cerca de 200 veículos militares começaram a rastrear a cidade a serviço de Kadafi (Fred Dufour/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 2 de março de 2011 às 08h10.

Cairo - Uma grande explosão foi ouvida na cidade de Ajdabiya, a 150 quilômetros a oeste de Benghazi, no nordeste da Líbia, onde os rebeldes preparam a resistência, como informou a emissora "Al Jazeera".

A rede, que cita um jornalista local, afirmou que observaram dois aviões sobrevoando a região, embora não tenha especificado qual é o tipo das aeronaves.

Veja também

Em Sebha, no sudoeste do país e uma das cidades que ainda controla o líder líbio, Muammar Kadafi, o correspondente da "Al Jazeera" informou sobre o movimento de aviões transportando "mercenários" do regime.

Há relatos contraditórios sobre a situação na cidade de Briqa, a 70 quilômetros ao oeste de Ajdabiya, onde umas fontes asseguram que caiu sob o controle das tropas de Kadafi e outras apontam que foi recuperada por forças da oposição.

Um habitante da localidade de Briqa, identificado só como Mahmoud, disse à rede de televisão "Al Arabiya" que as forças de Kadafi chegaram a controlar toda a cidade.


Ele detalhou que 200 veículos militares começaram a rastrear a cidade para dar passagem a uma invasão geral e acrescentou que três aviões militares a serviço de Kadafi aterrissaram no aeroporto desse povoado.

Assinalou que as tropas governamentais instalaram barricadas e estão controlando a passagem de veículos.

Segundo a rede "Al Jazeera", na ofensiva contra esse enclave petroleiro participaram dois batalhões do Exército líbio, que lançaram seus ataques nesta madrugada e chegaram a ocupar parte da cidade e o aeroporto de Briqa.

Fontes militares de Benghazi, a cidade mais importante em poder dos rebeldes, disseram à Agência Efe que suas tropas haviam alcançado rejeitar o ataque das tropas de Kadafi em Briqa e que as expulsaram da cidade.

Essa ofensiva das forças leais a Kadafi ocorre apenas 24 horas depois que o filho do líder líbio Seif el Islam negasse em declarações ao canal britânico "Sky News" que o regime tivesse intenções de montar uma ofensiva em direção ao oeste do país.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame