Exame Logo

Fusão entre NYSE e Euronext cria companhia de US$ 21 bilhões

Euronext rejeitou proposta da Deutsche Börse e aceitou oferta de compra da bolsa de Nova York

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O grupo NYSE, que controla a bolsa de valores de Nova York, e a Euronext, controladora da bolsa européia sediada em Paris, chegaram a um acordo definitivo de fusão na noite desta quinta-feira (1º/6), que gerará o primeiro centro de negociação transatlântico de ações e derivativos. O resultado da operação, o grupo combinado NYSE Euronext, valerá mais de 21 bilhões de dólares.

A NYSE Euronext também será o mercado mais líquido do mundo, com um volume diário médio de negociação entre 80 bilhões e 100 bilhões de dólares. A oferta que permitiu a fusão foi lançada pela NYSE na última semana, com uma proposta de compra no valor de 10,2 bilhões de dólares e pagamento em dinheiro e ações, de acordo com o jornal britânico Financial Times.

Veja também

Para analistas, essa foi uma vitória da NYSE na concorrência com a Nasdaq, a segunda maior bolsa americana, que comprou uma participação de mais de 25% na bolsa de Londres. A bolsa de Nova York também comemora conquista frente à concorrente Deutsche Börse, que havia entrado na disputa pela Euronext. A expectativa é que a fusão entre as bolsas americana e européia seja aprovada por órgãos reguladores em até seis meses.

A NYSE Euronext será uma empresa americana, com ações listadas na NYSE - negociadas em dólares americanos - e na Euronext Paris - negociadas em euros. A sede da companhia conjunta será estabelecida em Nova York, e seus escritórios internacionais ficarão em Paris e Amsterdã. Em Londres ficará o centro de seus negócios relacionados a derivativos. John Train, presidente-executivo da NYSE, será o líder do novo grupo, e terá como vice Jean François Théodore, presidente-executivo da Euronext, que se responsabilizará pelas operações da companhia na Europa. "Essa parceria permitirá que o bem sucedido modelo europeu seja estendido por toda zona do euro, e é o melhor meio de criar um mercado de capitais competitivo na região", afirmou Théodore

Cada ação da NYSE será convertida em uma da NYSE Euronext. Os acionistas da Euronext terão o direito de trocar da uma de suas ações por 0,980 ação da nova companhia, ou por 21,32 euros.

A união entre a bolsa européia e a NYSE deve impulsionar uma onda de consolidação no mercado mundial. A própria Euronext se reuniu nesta quinta-feira (1º/6) com representantes da Borsa Italiana para discutir os termos em que adquirirá a bolsa sediada em Milão.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame