Exame Logo

China recebeu US$ 72,4 bilhões de investimento estrangeiro em 2005

Valor está 12 bilhões de dólares acima do divulgado anteriormente. Estrangeiros têm investido mais no setor financeiro

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O governo chinês divulgou nesta quinta-feira (8/6) novos números sobre o investimento estrangeiro direto no país, relativos ao ano passado. Com a revisão, descobriu-se que o valor está 12 bilhões de dólares acima do que o divulgado anteriormente.

O valor total, agora, passa a ser de 72,4 bilhões de dólares, de acordo com o Ministério do Comércio. A diferença, explicou o governo, deu-se graças à contabilização de novos investimentos no setor financeiro. Parte dos bancos chineses tem passado por um processo de privatização.

Veja também

De acordo com o jornal britânico Financial Times, apesar de ainda haver certa resistência em relação à participação de estrangeiros no sistema financeiro, essa é uma tendência que deve continuar. Aos poucos, os investimentos estão deixando de se concentrar na indústria para focar também em serviços. A partir do próximo ano, as restrições serão ainda menores, em função de um acordo firmado no âmbito da Organização Mundial de Comércio (OMC).

O processo inverso também tem se acelerado: no primeiro trimestre deste ano, empresas chineses investiram 2,68 bilhões de dólares fora do país, um aumento de 280% sobre o mesmo período de 2005. Ainda assim, há muito o que melhorar. Segundo a vice-ministra de Comércio, Ma Xiuhong, as companhias chinesas sofrem com a "falta de talentos e de conhecimento sobre outros países".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame