Exame Logo

Boneco de Putin é queimado em festa no Reino Unido

Bonecos do presidente russo e do líder europeu foram queimados na Bonfire Night, festa anual que ocorre no Reino Unido

Boneco do presidente russo Vladimir Putin desfila na parada em Lewes, Sussex, Reino Unido (Luke MacGregor/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2014 às 08h45.

Lewes - O presidente russo Vladimir Putin e o líder europeu José Manuel Barroso figuram entre os bonecos queimados na quarta-feira por ocasião da festividade anual do "Bonfire Night", que acontece em todo o Reino Unido .

Nesta comemoração, em que fogueiras são acesas e fogos de artifício queimados em todo o reino, é lembrado o fracasso da chamada "Conspiração da Pólvora" (Gunpowder Plot), o atentado fomentado pelo rebelde católico Guy Fawkes, que queria explodir o Parlamento do rei Jacob I, em 1605.

O boneco de Putin, usando roupa de baixo e sentado em um tanque de guerra em clara alusão à intervenção russa no conflito na Ucrânia, foi queimado em Lewes (sul).

Dois grandes bonecos de Alex Salmond, que perdeu em setembro o referendo sobre a independência da Escócia, foram poupados e retirados das festividades depois que fotos foram postadas on-line, provocando uma onda de protestos.

Por sua parte, com 10 metros de altura, o boneco de Barroso, que acaba de entregar seu cargo ao sucessor, o luxemburguês Jean-Claude Juncker, à frente da Comissão de Bruxelas, seria queimado na cidade de Edenbridge (sudoeste da Inglaterra), como punição por ter cobrado um complemento orçamentário de 1,7 bilhão de libras (2,1 bilhões de euros) do Reino Unido.

Durante o dia, também houve choques entre a polícia e milhares de manifestantes anticapitalistas que convocavam a revolução no centro de Londres, nos arredores do Palácio de Buckingham, depois de uma passeata até o Parlamento.

Os manifestantes faziam parte da "Marcha do Milhão de Máscaras", organizada em várias cidades do mundo pelo grupo de ativistas Anonymous.

O protesto terminou com confrontos com as forças de ordem e os manifestantes tentaram invadir a sede da BBC, mas foram impedidos pelos seguranças.

Dez manifestantes foram detidos por agressão contra os policiais.

São Paulo - O presidente russo Vladimir Putin marcou o ano com suas repetidas invasões e interferências na Ucrânia, apesar das várias sanções impostas ao país que governa. Esta mostra de poder fez com que ele vencesse Barack Obama na disputa pela personalidade mais poderosa do ano, em um ranking feito pela Forbes, pela segunda vez consecutiva. Segundo o site, as pessoas nesta lista "possuem o tipo de poder que determina e dobra o mundo, movendo pessoas, mercados, exércitos e mentes".

Pela primeira vez, duas mulheres estão no top 10: a chanceler Angela Merkel e Janet Yellen , do Federal Reserve.

Veja a seguir quem são as personalidades mais poderosas do mundo, segundo a Forbes .
  • 2. 1. Vladimir Putin

    2 /13(Getty Images)

  • Veja também

    Esta é a segunda vez consecutiva que o presidente fica na primeira posição do ranking da Forbes, em um ano de agitação política para a Rússia e para as regiões próximas ao país. Segundo a Forbes, a Rússia parece mais e mais um país dúbio, "com uma mentalidade imprevisível, irresponsável e incontrolável pela opinião mundial ao perseguir seus objetivos".
  • 3. 2. Barack Obama

    3 /13(REUTERS/Kevin Lamarque)

  • O presidente já ficou em primeiro lugar no ranking na Forbes, mas nos últimos dois anos perdeu a liderança para Putin. Problemas em seu segundo mandato e hesitação dentro e fora do país fazem com que o presidente dos Estados Unidos continue na segunda posição.
  • 4. 3. Xi Jinping

    4 /13(REUTERS/Sergei Karpukhin)

    O presidente da China está na terceira posição.  Suas ideias inovadoras para a maior economia do mundo, como uma postura mais amigável às privatizações, fazem com que ele esteja bem-posicionado no ranking.
  • 5. 4. Papa Francisco

    5 /13(REUTERS/Alessandro Bianchi)

    O primeiro papa latino-americano trouxe renovação para temas polêmicos na Igreja, com a missão de atrair principalmente os jovens para o catolicismo. Conhecido pelo seu bom-humor, Francisco já comentou vários assuntos, desde os direitos dos homossexuais até a teoria do Big Bang.
  • 6. 5. Angela Merkel

    6 /13(Kai Pfaffenbach/Reuters)

    A chanceler alemã é a mulher mais poderosa da lista da Forbes. Para o site, Merkel merece essa posição porque atua como "a adulta no cenário global", usando seu poder para lutar contra o Estado Islâmico e para mediar o conflito entre a Rússia e a Ucrânia. E a Alemanha continua como a força fiscal da União Europeia.
  • 7. 6. Janet Yellen

    7 /13(Kevin Lamarque/Reuters)

    A segunda mulher mais poderosa do ranking é a presidente do Federal Reserve. Ela é a primeira mulher a liderar o Banco Central dos Estados Unidos.
  • 8. 7. Bill Gates

    8 /13(THE BILL & MELINDA GATES FOUNDATION/Divulgação)

    O homem mais rico do mundo, Bill Gates, não é só o fundador da Microsoft. Começando a carreira como um hacker, ele hoje é conhecido não só pelo Windows, mas por seus investimentos na filantropia. A Bill & Melinda Gates Foundation possui vários projetos de mudança social no mundo todo.
  • 9. 8. Mario Draghi

    9 /13(Lisi Niesner/Reuters)

    Presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi é responsável por manter a unidade financeira de 18 países, diz a Forbes. O "Super Mario", como Draghi é conhecido, está no cargo desde 2011.
  • 10. 9. Sergey Brin

    10 /13(Bloomberg)

    Brin é cofundador do Google. A empresa é dona de vários serviços, desde a sua famosa busca até o Android e o recente Google Glass (que Sergey Brin usa na foto).
  • 11. 10. Larry Page

    11 /13(Getty Images)

    Também cofundador do Google, Page é o CEO da companhia. Segundo a Forbes, Larry Page coordenou uma série de aquisições, como a do termostato programável Nest.
  • 12. 31. Dilma Rousseff

    12 /13(Ichiro Guerra/Dilma 13/Divulgação)

    A presidente reeleita caiu 11 posições em relação ao ano passado. A Forbes destaca os gastos com a Copa do Mundo e a recessão técnica que o Brasil enfrenta, controvérsias que afetaram a popularidade da petista.
  • 13. Veja agora os mais ricos dos EUA

    13 /13(Jo Yong hak/Reuters)

  • Acompanhe tudo sobre:EuropaPaíses ricosPolíticosReino UnidoVladimir Putin

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame