Empresas feitas para durar
Entenda qual o papel dos executivos no esforço de preservar a longevidade e sustentabilidade de suas empresas.
Modo escuro
Peter Drucker: economista
Publicado em 13 de setembro de 2016, 10h51.
Última atualização em 21 de dezembro de 2016, 10h35.
Em sua apresentação aos empresários que participam do EXAME Mentoria PME, o professor Fabian Salum, da Fundação Dom Cabral, citou o artigo “Longevidade e sobrevivência no mundo empresarial brasileiro” que explica porque algumas empresas sobrevivem com sucesso ao longo de muitos anos enquanto outras, também de sucesso, morrem. EXAME Mentoria PME é um programa de desenvolvimento para empreendedores organizado por EXAME em parceria com a Fundação Dom Cabral.
Lei o artigo na íntegra: longevidade-e-sobrevivencia-no-mundo-empresarial-brasileiro-haroldo-vi
Este artigo, elaborado por um grupo de pesquisadores brasileiros, trata de uma inevitabilidade: muitas empresas não conseguem crescer ininterruptamente porque, como outros organismos, obedecem a um ciclo de vida. Nascem, crescem e morrem. Essa constatação foi provada empiricamente por Peter Drucker (foto), um estudioso da administração de empresas. Segundo Drucker, o período médio de vida de uma empresa é de 30 anos.
O estudo “Longevidade e sobrevivência no mundo empresarial brasileiro” procura entender qual o papel dos executivos no esforço de preservar a longevidade e sustentabilidade de suas empresas. Para a elaboração deste estudo foi feita uma combinação da análise quantitativa, utilizando a base de dados do anuário Melhores & Maiores, publicado por Exame, com a realização de pesquisa qualitativa entre as empresas brasileiras caracterizadas como longevas e outras, que apesar de classificadas nos últimos anos entre as melhores e maiores, fecharam suas portas.
A conclusão é que apenas 23,4% (117) das 500 maiores empresas listadas em 1973 no anuário Melhores & Maiores se mantiveram no ranking até 2005. A maioria foi “desaparecendo” nos anos seguintes e, em 2005, 76,6% (383) delas já não faziam parte da lista. Saiba quais os motivos por trás desta realidade e como evitar a derrocada da sua empresa.
Título: Longevidade e sobrevivência no mundo empresarial brasileiro
Autores: Haroldo Vinagre Brasil | Carlos Alberto Arruda |Débora Nogueira | José Luiz de Santana | Roberta Campana
Ano de publicação: Novembro de 2006.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
ESG: da teoria à prática
A importância da diversificação de investimentos no exterior
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais