Mentoria

Empresas feitas para durar

Entenda qual o papel dos executivos no esforço de preservar a longevidade e sustentabilidade de suas empresas.

Peter Drucker: economista

Peter Drucker: economista

JE

José Eduardo Costa

Publicado em 13 de setembro de 2016 às 10h51.

Última atualização em 21 de dezembro de 2016 às 10h35.

Em sua apresentação aos empresários que participam do EXAME Mentoria PME, o professor Fabian Salum, da Fundação Dom Cabral, citou o artigo “Longevidade e sobrevivência no mundo empresarial brasileiro” que explica porque algumas empresas sobrevivem com sucesso ao longo de muitos anos enquanto outras, também de sucesso, morrem. EXAME Mentoria PME é um programa de desenvolvimento para empreendedores organizado por EXAME em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Lei o artigo na íntegra: longevidade-e-sobrevivencia-no-mundo-empresarial-brasileiro-haroldo-vi

Este artigo, elaborado por um grupo de pesquisadores brasileiros, trata de uma inevitabilidade: muitas empresas não conseguem crescer ininterruptamente porque, como outros organismos, obedecem a um ciclo de vida. Nascem, crescem e morrem. Essa constatação foi provada empiricamente por Peter Drucker (foto), um estudioso da administração de empresas. Segundo Drucker, o período médio de vida de uma empresa é de 30 anos.

O estudo “Longevidade e sobrevivência no mundo empresarial brasileiro” procura entender qual o papel dos executivos no esforço de preservar a longevidade e sustentabilidade de suas empresas. Para a elaboração deste estudo foi feita uma combinação da análise quantitativa, utilizando a base de dados do anuário Melhores & Maiores, publicado por Exame, com a realização de pesquisa qualitativa entre as empresas brasileiras caracterizadas como longevas e outras, que apesar de classificadas nos últimos anos entre as melhores e maiores, fecharam suas portas.

A conclusão é que apenas 23,4% (117) das 500 maiores empresas listadas em 1973 no anuário Melhores  & Maiores se mantiveram no ranking até 2005. A maioria foi “desaparecendo” nos anos seguintes e, em 2005, 76,6% (383) delas já não faziam parte da lista. Saiba quais os motivos por trás desta realidade e como evitar a derrocada da sua empresa.

Título: Longevidade e sobrevivência no mundo empresarial brasileiro
Autores: Haroldo Vinagre Brasil | Carlos Alberto Arruda |Débora Nogueira | José Luiz de Santana | Roberta Campana
Ano de publicação: Novembro de 2006.

Acompanhe tudo sobre:EstratégiaEXAME Mentoria PMEFundação Dom Cabral

Mais de Mentoria

Mais na Exame