Mentoria
Apresentado por EXAME MENTORIA PME

CEOs dão dicas de negócios para empreendedores no Mentoria PME

No programa EXAME Mentoria PME, empreendedores buscam a experiência de empresários de sucesso para aplicá-la nos próprios negócios

Pedro Figoli, da Geofusion: mais velocidade nas decisões da empresa (Alexandre Battibugli/Divulgação)

Pedro Figoli, da Geofusion: mais velocidade nas decisões da empresa (Alexandre Battibugli/Divulgação)

PG

Paula Gondim

Publicado em 3 de março de 2017 às 17h05.

Última atualização em 4 de março de 2017 às 23h02.

Cerca de um terço das empresas abertas nos últimos dois anos não celebrou o início de 2017. Esta é a conclusão de um estudo realizado pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas. Segundo a pesquisa, a taxa de mortalidade dos empreendimentos lançados em 2014 é de 33%. Como sobreviver, então, ao período inicial de dois anos e ainda manter uma trajetória de crescimento?

Em busca de soluções para essa e outras questões, empreendedores de todo o país se reuniram com presidentes de grandes marcas no segundo semestre de 2016 para discutir os desafios do mercado e analisar seus próprios negócios. A reunião foi proporcionada pelo programa Mentoria PME, criado pela revista EXAME.

O programa orienta empreendedores que desejam aproveitar o próximo ciclo de crescimento. São realizados encontros individuais e palestras com os participantes e executivos de grandes empresas. Cada executivo convidado para ser mentor atua como conselheiro de uma empresa ao longo de todo o curso. Eles estudam o negócio em profundidade e apresentam alternativas para ajudar a empresa a superar seus desafios.

Veja o exemplo da Geofusion, empresa de tecnologia focada em geomarketing que está há 20 anos no mercado e entrou no Mentoria PME em busca de uma visão diferente para o próprio negócio. Apesar de ser líder no mercado de inteligência geográfica no Brasil, a companhia está em processo de mudanças.

“A tecnologia muda muito rapidamente. Nosso grande desafio é entender como continuar crescendo e escalando nosso produto”, afirma Pedro Figoli, presidente da empresa. “Viemos buscar a inteligência de um empresário que já viveu isso e pode nos orientar, dizer se estamos no caminho certo e o que precisamos fazer”, diz.

Ao longo dos cinco encontros do Mentoria PME, Figoli e os quatro sócios da Geofusion receberam a orientação da presidente da Microsoft Brasil, Paula Bellizia. “Alguém com esse tipo de experiência para discutir seu negócio ajuda a acelerar processos. Perdia muito tempo discutindo coisas que conseguimos resolver em dois encontros com ela”, afirma Figoli. “Tivemos, por exemplo, várias discussões sobre a área de inteligência artificial. No primeiro dia de 2017, já começamos com uma equipe dedicada para desenvolver esse tema dentro da empresa”, diz.

Para Paula Bellizia, o balanço do programa é positivo. “Vi a Geofusion crescer ao longo das discussões e também tive que me preparar para continuar agregando valor em todos os encontros. Houve um aprendizado mútuo”, afirma a presidente da Microsoft. A segunda edição do Mentoria PME está programada para acontecer ainda no primeiro semestre de 2017.

Conheça mais sobre o programa e veja como se inscrever no site do Mentoria PME.

Acompanhe tudo sobre:EXAME Mentoria PME

Mais de Mentoria

Mais na Exame