Marketing

Marca oficial dos Jogos Rio 2016 é divulgada em Copacabana

Criação foi da carioca Tátil, selecionada em um processo que envolveu 139 agências do país

Rio 2016: Olimpíadas ganharam identidade na praia de Copacabana (Divulgação)

Rio 2016: Olimpíadas ganharam identidade na praia de Copacabana (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 16h32.

São Paulo - Os Jogos Olímpicos Rio 2016 ganharam identidade diante de dois milhões de pessoas nesta sexta-feira (31), na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A marca foi apresentada em quatro telões posicionados ao longo da orla, e logo após, estendida em uma bandeira gigante sobre a multidão.

A criação da logomarca, que envolveu uma seleção entre 139 agências de publicidade de todo o país, coube à carioca Tátil, selecionada por uma comissão julgadora de 12 pessoas, em um processo que durou cerca de nove meses. 

O aguardado lançamento foi comandado pela cantora Daniela Mercury e contou com a presença de atletas brasileiros medalhistas de ouro como Maurren Maggi e Caio Cezar dos Santos, ambos do salto em distância. Também estavam presentes o prefeito Eduardo Paes, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e o mandatário do Comitê Olímpico Internacional, Jacques Rogge.

Logo após a cerimônia, as autoridades assistiram à primeira performance tridimensional da marca Rio 2016. No Hotel Copacabana Palace, o símbolo oficial - um abraço -, foi projetado dentro de uma caixa preta, em um jogo de luzes e cores que está relacionado ao seu conceito de volumetria e movimento.

A marca Rio 2016 passou os últimos dias protegida em uma sala especial. O acesso ao interior do local só era permitido a 11 pessoas, e mesmo essas, precisavam passar pela leitura da impressão digital. Quem entrava tinha ainda de assinar um contrato de confidencialidade. Dentro da sala, nada de uso de internet ou aparelhos que registrassem imagens. Qualquer ferramenta que pudesse permitir o vazamento da imagem era proibida.

Assista ao making of da marca (Divulgação/COB)

[vimeo http://www.vimeo.com/18331485 w=590&h=332]
 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEsportesestrategias-de-marketingMarcasMetrópoles globaisOlimpíadasRio de Janeiro

Mais de Marketing

TNT lança proposta de R$ 10 bilhões para assegurar transmissão da NBA

Vale investe em campanha para se aproximar do consumidor final; diretor explica estratégia

Estrelas pagam R$ 66 mil por curso de negócios na Harvard

Google decide manter cookies; entenda o que isso significa para os anunciantes

Mais na Exame