McDonald's entra no Conar contra comerciais do Habib's

Conar vai julgar pedido do McDonald's, que reclama dos comerciais do Habib's que satirizam marca e personagem de Ronald McDonald
 (Divulgação/Habib's)
(Divulgação/Habib's)
Por Guilherme DearoPublicado em 21/10/2016 11:46 | Última atualização em 21/10/2016 15:26Tempo de Leitura: 1 min de leitura

São Paulo – O McDonald’s não gostou nem um pouco das piadas do Habib’s em seus últimos comerciais.

A marca entrou com um pedido no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), para que o órgão investigue as campanhas do Habib’s "Leilão" e "Novos Beirutes Habib’s".

Os comerciais em questão foram veiculados na televisão entre julho e setembro.

Nos filmes, o Habib’s satiriza os concorrentes McDonald’s e Burger King.

Sem citar nomes, os comerciais deixam claro de quem estão falando: há um palhaço (Ronald McDonald) e um rei (a mascote do Burger King).

Os filmes foram criados pela agência Publicis.

O McDonald’s acusa o Habib’s de denegrir sua imagem (o palhaço das campanhas não é dos mais simpáticos e charmosos...), publicidade comparativa e irregular e violação de direito autoral

A reclamação foi feita em 14 de outubro e ainda não foi analisada pelo Conar. O julgamento deve acontecer no final de novembro.

Lembrando que as decisões do Conar não têm caráter jurídico: o órgão autorregula o meio publicitário e as marcas e empresas cumprem suas decisões.

Em comunicado oficial, o McDonald's disse: "A empresa não comenta sobre processos em andamento, mas reforça o respeito pelo cumprimento das regras publicitárias".

Confira os comerciais em questão:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=24&v=0oMnqhatSkg

https://www.youtube.com/watch?v=XIoMwaj9VIo