Acompanhe:
seloMarketing

Marca da Chesf vai privilegiar fortalecimento regional

Brasília – O estatuto da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que deve ser divulgado nos próximos dias, deverá garantir o fortalecimento regional da empresa, subsidiária da Eletrobras. Foi o que afirmou hoje (26) o presidente em exercício da Eletrobras e presidente do Conselho de Administração da Chesf, Ubirajara Rocha Meira. Segundo ele, o novo […]

Modo escuro

Continua após a publicidade
EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

S
Sabrina Craide

Publicado em 10 de outubro de 2010 às, 03h42.

Brasília – O estatuto da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), que deve ser divulgado nos próximos dias, deverá garantir o fortalecimento regional da empresa, subsidiária da Eletrobras. Foi o que afirmou hoje (26) o presidente em exercício da Eletrobras e presidente do Conselho de Administração da Chesf, Ubirajara Rocha Meira.

Segundo ele, o novo estatuto vai contemplar todos os pontos do ofício que o ministro de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, enviou ao presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, no dia 22 de abril.

O documento ressalta que as empresas do Sistema Eletrobras devem "permanecer com as suas estruturas de diretoria e de conselhos, priorizando a autonomia necessária das empresas controladas e o fortalecimento da holding". Segundo o ofício, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou a necessidade de fortalecimento das filiais da Eletrobras.

"O estatuto foi aprovado no conselho, contemplando, na plenitude, todos os pontos e diretrizes adicionais que constam do ofício do ministro à Eletrobras, no sentido de dirimir qualquer dúvida", disse Meira, ao conceder entrevista coletiva, hoje, em Recife. Ele também esteve reunido com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, para tratar do assunto.

Meira disse que uma equipe técnica está trabalhando na adequação da marca Chesf "dentro de uma visão de fortalecimento regional da marca". A polêmica é em torno da mudança estabelecida pela holding, na qual o nome Chesf passou a ser Eletrobras Chesf. No entanto, ele não deixou claro se a marca da subsidiária voltará a ser como antes.

No ofício do ministro, a orientação é que a nova plataforma de marcas deve "reforçar o papel das marcas consolidadas nas regiões das empresas de geração e de transmissão, que constituem ativos intangíveis do Sistema Eletrobras".

Desde 2008, a Eletrobras vem implantando uma série de mudanças com o objetivo de unificar o trabalho das subsidiárias. Os críticos da proposta argumentam, no entanto, que a medida tira a autonomia e esvazia as subsidiárias do sistema.

Contrários às mudanças estabelecidas pela Eletrobras, um grupo de representantes da sociedade civil e de políticos de Pernambuco moveu uma ação popular na Justiça Federal, pedindo a suspensão de todas as modificações. Segundo o presidente da seção pernambucana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Henrique Mariano, os efeitos devem ser suspensos com urgência.

"A centralização que se propõe vai descaracterizar a penetração social que a empresa tem na Região Nordeste e no estado de Pernambuco", argumenta, lembrando que há 60 anos a Chesf gera lucros importantes para a região.
 

Últimas Notícias

Ver mais
CVC Capital Partners quer captar US$ 1,33 bilhão em IPO – se o Oriente Médio deixar
Exame IN

CVC Capital Partners quer captar US$ 1,33 bilhão em IPO – se o Oriente Médio deixar

Há 8 horas

Vale (VALE3) antecipa em 2 anos meta de 100% de consumo de energia renovável no Brasil
seloMercados

Vale (VALE3) antecipa em 2 anos meta de 100% de consumo de energia renovável no Brasil

Há 9 horas

Uso de energia exigido pela IA acende alerta vermelho
Tecnologia

Uso de energia exigido pela IA acende alerta vermelho

Há 9 horas

Além de óculos e relógios: Chilli Beans abre o leque e aposta em bebidas e caixas de som
Casual

Além de óculos e relógios: Chilli Beans abre o leque e aposta em bebidas e caixas de som

Há 2 dias

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais