Marketing

Hyundai entra na categoria dos hatchs e concorre com o Gol

Marca mantém posicionamento premium mas entra em segmento de maior volume de vendas com estratégia baseada em conteúdo nas redes sociais e nos canais mobile


	Frente do novo hatch HB20 da Hyundai: O projeto vem sendo desenvolvido pela Hyundai há um ano
 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Frente do novo hatch HB20 da Hyundai: O projeto vem sendo desenvolvido pela Hyundai há um ano (Marco de Bari/Quatro Rodas)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 17h28.

Rio de Janeiro - A Hyundai Motors Brasil lança em outubro o HB20, um hatch médio que representa a aposta da montadora para ingressar em categorias com maior volume de vendas. Com preço estimado a partir de R$ 31 mil e chegando a R$ 48 mil na versão top de linha, o modelo terá como principais concorrentes o Gol, da VolksWagen, e o Corsa, da Chevrolet. Este é o primeiro veículo da marca não voltado para o segmento premium. A estratégia de lançamento exigiu cuidado para chegar a um novo perfil de consumidor sem perder o posicionamento da companhia sul-coreana, muito ligado a luxo, elegância e design.

O projeto vem sendo desenvolvido pela Hyundai há um ano. A utilização da internet e das redes sociais foi um dos caminhos para atingir um perfil de público mais amplo. “A marca sempre esteve posicionada para um grupo de maior poder aquisitivo. Com a chegada do HB20, a comunicação tem que falar com um consumidor mais de massa, ou seja, precisamos chegar a um maior volume de pessoas. Criamos perfil nas redes sociais, um canal no Youtube, entre outras ações. O conteúdo foi um dos pilares deste novo momento na comunicação da Hyundai”, explica Rodrigo Cerveiro, Diretor de Planejamento da Z+, responsável pelo posicionamento do novo produto, em entrevista ao Mundo do Marketing.

A organização pretende não apenas entrar em um novo segmento, mas mudar a percepção desta categoria de automóveis. O fato de ter todo o seu histórico voltado para veículos mais elitizados não atrapalhou. “Todo o trabalho de construção da marca até hoje só contribuiu. Quando tomou-se a decisão de entrar em um segmento abaixo, a percepção sobre a Hyundai já era totalmente positiva. A diferença com a chegada do HB20 é que a empresa se torna mais plural. Mas não se trata de um carro básico. Pelo contrário: o novo veículo traz as mesmas características que consagraram a montadora, porém em um modelo mais acessível”, afirma Rodrigo Cerveiro.

Acompanhe tudo sobre:MarcasCarrosHyundaiHyundai HBestrategias-de-marketing

Mais de Marketing

Reserva é a primeira marca masculina do Brasil a criar uma linha de paternidade

Como vai funcionar o Clube da Perfumaria, nova aposta do Boticário para discutir tendências

Hering transforma 'Tardezinha' em 'Tarde da Noite' para campanha do Dia dos Pais com Thiaguinho

Brasileiro compra cada vez mais por impulso e troca marcas por ofertas, aponta pesquisa do iFood