Bola da Copa vai se chamar "Brazuca"

Escolhido em votação, nome venceu "Bossa Nova" e "Carnavalesca" com 77% dos votos. Saiba como foi o processo

São Paulo - Uma enquete que recebeu mais de 1 milhão de votos escolheu "Brazuca" para ser o nome da bola da Copa do Mundo de 2014. Com 77,8% dos votos, a opção superou "Bossa Nova" (14,6%) e Carnavalesca (7,6%).

Conforme um comunicado oficial divulgado pela Fifa, "Brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país. Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos, de forma semelhante à abordagem local ao futebol."

Embora o nome da bola já esteja definido, seu design só será conhecido em dezembro de 2013, segundo a Adidas, patrocinadora oficial do Mundial de 2014.

Como foi a escolha

Os três nomes que foram para votação popular - Bossa Nova, Brazuca e Carnavalesca - surgiram de uma pesquisa encomendada pela Adidas a uma empresa de pesquisa digital, a Talk Inc. A ideia do estudo era descobrir por meio de alguns consumidores qual mensagem a bola da Copa de 2014 deveria passar aos torcedores.

No processo, foram selecionados 20 consumidores com potencial influenciador, que navegam com muita frequência pela internet e entendem bastante sobre futebol e esporte. Pelo período de um mês, essas pessoas debateram sobre os possíveis nomes para a bola e as representações desses nomes para os brasileiros.

Partindo dessas discussões e também de pesquisas feitas pelo Facebook, a Talk Inc entendeu que os nomes deveriam estar identificados com quatro territórios temáticos: futebol, raízes, personificação e imaginário do Brasil.

Com esses quatro elementos "nas mãos", a Adidas chegou à conclusão de que o nome precisaria representar a nacionalidade ou a união dos brasileiros e, após mais uma rodada de discussões com os consumidores selecionados, chegou aos três nomes que foram para votação, da qual "Brazuca" saiu vencedora.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.