Exame Logo

Parceria da Bolsa permitirá compra de ações no exterior

Por Marcílio Souza São Paulo - A BM&FBovespa espera fechar um acordo de parceria com as Bolsas do Chile e da Colômbia até o fim do primeiro trimestre de 2010, informou hoje o presidente da Bolsa brasileira, Edemir Pinto. "Temos uma proposta e um plano de ação. Podemos fechar esses acordos até o final de […]

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Por Marcílio Souza

São Paulo - A BM&FBovespa espera fechar um acordo de parceria com as Bolsas do Chile e da Colômbia até o fim do primeiro trimestre de 2010, informou hoje o presidente da Bolsa brasileira, Edemir Pinto. "Temos uma proposta e um plano de ação. Podemos fechar esses acordos até o final de março", disse. A parceria vai permitir que os investidores comprem ações nos países vizinhos. Depois do Chile e da Colômbia, a BM&FBovespa espera fazer um acordo com a Bolsa do Peru.

Veja também

Edemir Pinto disse que a BM&FBovespa pretende tornar-se realmente uma bolsa regional, atraindo listagens das maiores companhias da América Latina. "Criamos um grupo de trabalho para abrir caminho para que essas grandes empresas listem ações no Brasil por meio de Brazilian Depositary Receipts, ou BDRs", afirmou.

No Brasil, o executivo disse que a BM&FBovespa quer atrair mais investidores individuais. "Atualmente, há 555 mil investidores individuais que aplicam dinheiro na nossa bolsa. Nosso objetivo é aumentar esse número para 5 milhões até 2014", disse. "Para cumprir essa meta, estamos investindo em educação."

Edemir Pinto acrescentou que a Bolsa está trabalhando para convencer mais companhias de pequeno e médio porte a fazerem ofertas públicas iniciais (IPOs, na sigla em inglês). "Em outros países, há IPOs toda semana, a maior parte deles de pequenas e médias empresas", disse. O executivo lembrou, porém, que IPOs grandes, como o da Direcional Engenharia e o da unidade local do Santander, são igualmente bem-vindos. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame