Ganhei indenização após o acordo de perdas da poupança. Como declarar?
Especialista responde dúvida de leitor sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie você também suas perguntas
Júlia Lewgoy
Publicado em 10 de abril de 2019 às 12h00.
Última atualização em 10 de abril de 2019 às 12h00.
Pergunta do leitor: Em 2018, e u e meus três irmãos recebemosindenizaçãodoBanco do Brasilreferente à ação contra as perdas na caderneta depoupança. Como devo declarar isso noImposto de Renda?
Respostas de Samir Choaib*, Sonia Regina Rodrigues e Ana Luiza Marques:
Para casos de ações relacionadas à perdas na poupança decorrentes dos planos econômicos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991), o pagamento tem natureza indenizatória, ou seja, é a recomposição de uma perda. Portanto, é isento. Inclua esses rendimentos na aba "Rendimentos Isentos", na linha "26 – Outros".
Para ter certeza que todo o valor recebido tem natureza de indenização, você deve consultar a decisão judicial do processo, na qual consta a natureza dos valores pagos.
Cada um dos irmãos deve declarar a parcela correspondente à sua fração.
*Samir Choaib é advogado e economista formado pela Universidade Mackenzie, pós-graduado em direito tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É sócio do escritório Choaib, Paiva e Justo, Advogados Associados, especialista em imposto de renda de pessoas físicas e responsável pela área de planejamento sucessório do escritório. É o atual chairman da Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos da Flórida (BACCF), em São Paulo.
O site EXAME vai responder diariamente, entre 7 de março e 30 de abril, as dúvidas de leitores sobre a Declaração do Imposto de Renda 2019. Envie suas perguntas paraseudinheiro_exame@abril.com.br.