Bank of America processa ABN Amro
Segundo maior banco dos Estados Unidos entrou com uma ação judicial contra o holandês por não ter honrado o acordo de venda do LaSalle
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h33.
O Bank of America entrou nesta sexta-feira (4/5) com uma ação na Justiça de Nova York contra o banco holandês ABN Amro Bank por não ter honrado o acordo de venda de sua filial americana, o LaSalle. No processo, o Bank of America argumentou que o ABN Amro "descumpriu as representações e garantias do acordo de 22 de abril para vender o LaSalle Bank Corporation com sede em Chicago".
Ontem, a Justiça holandesa impediu a venda do LaSalle, alegando que para realizar a operação o ABN deve ter, primeiro, a aprovação de seus acionistas. O negócio estava acertado por 21 bilhões de dólares. A decisão também inviabiliza a concretização da venda do ABN para o britânico Barclays, que ofereceu 67 bilhões de euros - ou cerca de 185 bilhões de reais - pelo banco holandês.
A venda do ABN Amro para o Barclays foi condicionada à venda do LaSalle para o Bank of America. Dias após o anúncio do negócio, um consórcio formado pelo espanhol Santander, o escocês Royal Bank of Scotland e o belgo-holandês Fortis apresentou uma proposta de compra no valor de 72,2 bilhões de euros - aproximadamente 200 bilhões de reais -, montante superior à oferta anterior e que poderia fazer com que o banco holandês desistisse da venda acertada com o Barclays.
Por enquanto, a diretoria do ABN Amro ainda recomenda aos acionistas a fusão com o banco britânico. O porta-voz do ABN, Neil Moorhouse, informou que o banco holandês "está aberto a outras ofertas pelo LaSalle". Porém, não revelou se a venda é possível depois da sentença de ontem que congelou a negociação, exigindo a autorização dos acionistas.
Com informações de agências internacionais.