Exame Logo

Ações da Lupatech despencam com revisão de expectativas

Fabricante de equipamentos para empresa de petróleo prevê queda na receita líquida maior do que o esperado em todos os segmentos de atuação

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h34.

A fabricante de equipamentos para petroleiras Lupatech enviou nesta quarta-feira (23) um comunicado ao mercado revisando as expectativas para 2009. A companhia espera uma receita líquida 10% menor que a apresentada em 2008, ante uma expectativa anterior de crescimento de 10%. Já margem Ebitda deverá ficar entre 20% e 25%, ante a expectativa entre 25% e 30%. A empresa acredita que terá resultados piores do que os previstos para todos os segmentos em que atua.

As revisões já mostraram impacto nos papéis da empresa. Às 15h13, as ações ordinárias da Lupatech (LUPA3) registravam forte queda de 10,06%, negociadas a 21 reais. No mesmo instante o Ibovespa subia 2,47%, aos 54.383 pontos.

Veja também

No segmento voltado para a fabricação de produtos para o setor petróleo e gás, a revisão se deu em função do crescimento de pedidos de postergação de entrega. A empresa previa um crescimento de receita líquida para 2009 em torno de 20%, mas deve atingir apenas 5%.

Já no segmento de bens de capital - como válvulas industriais para indústria química e construção civil -, a empresa calcula uma queda de 25% da receita líquida, contra previsão de 20% em relação a 2008. Segundo a Lupatech, o setor vem sofrendo com a queda de investimentos.

Na metalurgia a empresa calcula queda de 40% na receita líquida, o dobro do previsto. “O segmento de metalurgia, segmento que tem aproximadamente 50% de suas receitas advindas do setor automotivo, vem sofrendo com a queda na produção de caminhões e tratores e com a queda nas exportações de peças para o setor automotivo destinadas à Europa e América do Norte”, anotou a empresa em comunicado.

Para a corretora Ativa, as revisões são negativas. “Os segmentos voltados para bens de capital deverão levar mais tempo para se recuperar, o que continuará afetando sobremaneira os resultados da Lupatech”, avalia a corretora. “A empresa acredita que, a partir de 2010, deverá haver recuperação neste segmento.”

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Minhas Finanças

Mais na Exame