Mercados

PIB da China rouba atenções na próxima semana

São Paulo – Os investidores devem manter as atenções voltadas para os eventos externos na semana que vem. Na quarta-feira (14), o relatório das unidades regionais do Federal Reserve (Banco Central norte-americano), o Livro Bege, já esquenta o mercado com um panorama atualizado da economia do país. Apesar da preocupação com a recuperação da economia […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2010 às 20h45.

São Paulo – Os investidores devem manter as atenções voltadas para os eventos externos na semana que vem. Na quarta-feira (14), o relatório das unidades regionais do Federal Reserve (Banco Central norte-americano), o Livro Bege, já esquenta o mercado com um panorama atualizado da economia do país.

Apesar da preocupação com a recuperação da economia americana, os olhos do mercado estarão voltados para o ritmo acelerado da China. "Os dados mais importantes da semana que vem sairão de lá", analisa o economista do banco Fator, José Francisco de Lima Gonçalves, em nota. O país irá revelar o desempenho do  Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre na quarta-feira, às 23 horas. "Estimamos um avanço de 11,6%", analisa André Guilherme Perfeito, economista da Gradual Investimentos. 

Segundo ele, o otimismo dos mercados deve continuar com a expectativa de indicadores positivos nos Estados Unidos ao longo da semana, incluindo os de produção industrial na quinta-feira (15), vendas de varejo na  quarta-feira e de construção civil na sexta-feira (16). "Todos apontam para bons resultados", adianta Perfeito.

Na agenda brasileira, o foco fica por conta do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), que será divulgado na segunda-feira (12).  A estimativa é de desaceleração em relação ao mês anterior, o que não deve mexer no consenso traçado para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, agendada para 28 de abril.

"Na Europa, destaque para a tentativa da Grécia de colocar  1,2 bilhão de euros de títulos públicos no mercado na terça-feira", diz Gonçalves. Na Zona do Euro também sairão os dados da produção industrial de fevereiro na quarta-feira e o índice de preço ao consumidor de março na sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:AçõesÁsiabolsas-de-valoresChinaCommoditiesIndicadores econômicos

Mais de Mercados

Dólar fecha em queda de 0,84% a R$ 6,0721 com atuação do BC e pacote fiscal

Entenda como funcionam os leilões do Banco Central no mercado de câmbio

Novo Nordisk cai 20% após resultado decepcionante em teste de medicamento contra obesidade

Após vender US$ 3 bilhões, segundo leilão do Banco Central é cancelado