Mercados

Índice Bovespa opera quase estável, à espera de mais indicadores

São Paulo - A bolsa brasileira operava quase estável nesta segunda-feira, à espera de indicadores mais importantes ao longo da semana. Às 11h38, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,11 por cento, a 62.627 pontos. O giro financeiro do pregão era de 814 milhões de reais. "Na verdade é um dia com pouca liquidez, nenhuma […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2011 às 11h51.

São Paulo - A bolsa brasileira operava quase estável nesta segunda-feira, à espera de indicadores mais importantes ao longo da semana.

Às 11h38, o Ibovespa tinha variação negativa de 0,11 por cento, a 62.627 pontos. O giro financeiro do pregão era de 814 milhões de reais.

"Na verdade é um dia com pouca liquidez, nenhuma informação relevante", disse Flavio Serrano, economista sênior do Espirito Santo Investment Bank, que citou os indicadores sobre inflação, produção industrial e vendas no varejo na China na noite desta segunda-feira como um guia importante para os mercados.

Já nesta manhã, dados apontaram que o crescimento de capital no país asiático desaceleraram para o menor nível em 30 meses, pressionados pelo aperto monetário do país. Os números reforçam sinais de que a atividade da segunda maior economia do mundo está esfriando. Em nota, o Departamento de Pesquisa Econômica do Santander, chefiado por Maurício Molan, destaca também índices de inflação na Europa e nos Estados Unidos --onde os principais índices acionários acumulam seis semanas seguidas de perdas.

Wall Street tinha uma segunda-feira de recuperação técnica, com os investidores aproveitando os baixos preços das ações. O índice Standard & Poor's 500 subia 0,3 por cento, e o Dow Jones avançava 0,34 por cento.

Na Bovespa, entre os papéis de maior liquidez, Vale PNA recuava 0,7 por cento, a 43,75 reais. Petrobras PN caía 0,46 por cento, a 23,61 reais, e OGX Petróleo tinha baixa de 0,8 por cento, a 14,98 reais.

A Gol , que despencou quase 9 por cento na semana passada em meio aos cancelamentos de voos por causa do vulcão chileno Puyehue, subia 0,11 por cento, a 18,87 reais, após divulgar crescimento de 12,7 por cento da demanda em maio em relação ao mesmo mês de 2010.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mercados

Ibovespa abre em alta de olho em corte de juros nos EUA

Ajuste de apostas para maior corte pelo Fed, eleições dos EUA e IBC-Br: o que move o mercado

Mercados na Ásia fecham sem direção única – inflação na Índia supera expectativas

Dólar para baixo e PIB para cima: por que o Itaú está mais otimista com a economia brasileira