Mercados

Gávea, de Armínio Fraga, aposta em FIDC de empresas de risco

Rendimento dos títulos de dívida é de 2,25 pontos percentuais acima do Certificado de Depósito Interbancário


	Armínio Fraga: “Os FDIC, fundos de private equity, vem aí ajudar", afirmou o ex-presidente do BC após ter dito que o BNDES precisará de ajuda do setor privado
 (Oscar Cabral/Veja)

Armínio Fraga: “Os FDIC, fundos de private equity, vem aí ajudar", afirmou o ex-presidente do BC após ter dito que o BNDES precisará de ajuda do setor privado (Oscar Cabral/Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de fevereiro de 2013 às 09h07.

São Paulo - Um fundo da Gávea Investimentos Ltda., fundada pelo ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga, levantou no mês passado R$ 1 bilhão com investidores para comprar dívidas de curto prazo de empresas sem rating e emprestar a elas em prazo mais longo.

A cota sênior do Gávea Crédito Estruturado FIDC tem rendimento 2,25 pontos percentuais acima do Certificado de Depósito Interbancário, ou cerca de 9,20 por cento. Fundos atrelados a empréstimos para empresas sem grau de investimento nos Estados Unidos rendem em média 3,75 pontos percentuais acima da taxa Libor de oferta, ou cerca 4,04 por cento, segundo o JPMorgan Chase & Co.

O apetite de investidores por títulos de dívida com maior risco e retorno aumentou após o País realizar o maior corte de juros entre economias industrializadas, mesmo diante da desaceleração do crescimento. O fundo da Gávea, similar a outros criados pelo Banco Itaú BBA e Vinci Partners nos últimos dois anos, oferece uma alternativa para empresas muito pequenas, desconhecidas ou arriscadas para acessarem o mercado de capitais ou procurarem financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

“Já está chegando o dia em que o BNDES vai precisar de ajuda do setor privado”, disse Fraga em entrevista por telefone do Rio de Janeiro em 4 de fevereiro. “Os FDIC, fundos de private equity, vem aí ajudar.”

Acompanhe tudo sobre:Empresasgrandes-investidoresDívidas empresariaisBanqueirosArmínio FragaGávea Investimentos

Mais de Mercados

Ibovespa supera queda da Petrobras e fecha em alta de 0,8%

Shutdown: Paralisação parcial nos EUA adia dado mais esperado da semana

Esses analistas acreditam que o Ibovespa pode chegar a 235 mil pontos em 2026

Dólar fecha a R$ 5,25, com alta de 0,2% na primeira sessão de fevereiro