Mercados

Dólar tem a maior alta em 2 meses e fecha a R$ 4,08

A moeda norte-americana encerrou o pregão desta quinta-feira no maior patamar em três semanas

Dólar: moeda fechou com a maior valorização percentual diária desde 8 de novembro de 2019 (Tomasz Zajda/Getty Images)

Dólar: moeda fechou com a maior valorização percentual diária desde 8 de novembro de 2019 (Tomasz Zajda/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 9 de janeiro de 2020 às 17h23.

Última atualização em 9 de janeiro de 2020 às 17h54.

dólar fechou esta quinta-feira com a maior alta em dois meses frente ao real, para o patamar mais alto em três semanas, puxado por mais um dia de força da moeda norte-americana em todo o mundo, movimento que tem marcado este começo de 2020.

O aumento das tensões entre Estados Unidos e Irã deu o argumento para investidores retomarem compras defensivas de dólares, depois de a moeda ter recuado em dezembro. Segundo Bruno Marques, gestor dos fundos multimercados da XP Asset, o real pode estar "levemente pior" que alguns pares emergentes, mas de maneira geral tem acompanhado seus rivais.

"Estamos inclusive com uma posição pequena e tática comprada em real. Ainda estamos nos adaptando a esse ambiente de juro baixo... e boa parte do movimento de troca de dívida do ano passado parece que ficou para trás", disse, referindo-se ao movimento de antecipação de pagamentos de dívida externa por empresas brasileiras, que implicou saída de dólares no ano passado.

O Brasil perdeu mais de 44,7 bilhões de dólares no ano passado, pelos números do fluxo cambial, pior dado anual da série histórica do Banco Central.

Nesta quinta, o real sofreu pressão adicional de dados mais fracos da produção industrial, que se somam a recentes números apontando perda de vigor nos setores manufatureiro e de serviços no país no fim do ano passado.

No mercado à vista, o dólar encerrou em alta de 0,85%, a 4,0864 reais na venda. É a maior valorização percentual diária desde 8 de novembro de 2019 (+1,83%). O nível de fechamento é o mais alto desde o último dia 20 de dezembro (4,0949 reais na venda).

Na B3, em que as operações com dólar futuro terminam às 18h15, o dólar tinha alta de 0,60%, a 4,0945 reais.

O dólar subiu mais no mercado à vista em comparação ao futuro devido a um ajuste, já que, na véspera, os contratos futuros ganharam fôlego depois de novas notícias sobre a crise EUA-Irã, enquanto as negociações no segmento à vista já estavam encerradas.

O dólar à vista fechou a quarta-feira em queda de 0,31%. No mesmo horário, às 17h, o dólar futuro estava em baixa de 0,41%. Mas por volta de 17h45 notícias de que explosões e sirenes haviam sido ouvidas em Badgá, capital do Iraque, voltaram a deixar investidores nervosos. Às 18h15, no encerramento dos negócios no mercado futuro da B3, o dólar já havia zerado quase toda a queda, com variação negativa de 0,09%. (Edição de Isabel Versiani)

Acompanhe tudo sobre:CâmbioDólar

Mais de Mercados

BlackRock vê Brasil como destaque na renda fixa: 'retorno e risco atraentes'

BlackRock fica neutra em emergentes, mas reforça aposta em ações no Brasil

Como ações de empresas patrocinadoras da Copa estão se saindo no Mundial

Desaceleração do emprego nos EUA não garante que Fed não subirá juros, dizem analistas