Mercados

Bovespa abre em alta em dia de vencimento de opções

Ganha espaço no Brasil os movimentos dos investidores que focam o vencimento de opções sobre ações

Além de Petrobras e Vale, as siderúrgicas devem chamar a atenção no exercício (Raul Júnior/VOCÊ S/A)

Além de Petrobras e Vale, as siderúrgicas devem chamar a atenção no exercício (Raul Júnior/VOCÊ S/A)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2011 às 10h30.

São Paulo - A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) abriu o dia em alta, na esteira dos mercados internacionais. A primeira parte do pregão de hoje será dedicada ao exercício de opções sobre ações, o que eleva a volatilidade dos negócios. A agenda econômica dos Estados Unidos e a safra de balanços no Brasil ainda devem ser insuficientes para retirar a Bolsa do intervalo entre 65 mil e 68 mil pontos, já que persistem as incertezas em relação à Líbia e ao Japão. Às 10h07 (horário de Brasília), o índice Bovespa (Ibovespa) subia 1,00%, aos 67.547 pontos.

"Os mercados se recuperam, independentemente da Líbia e do Japão", avalia o estrategista-chefe da SLW Corretora, Pedro Galdi. Para ele, o recrudescimento dos conflitos contra tropas leais ao ditador Muamar Kadafi segue tendo maior influência sobre o petróleo, que se sustenta acima de US$ 100 o barril. Enquanto isso, no Japão, os agentes acompanham os esforços das autoridades para resfriar os reatores danificados no complexo nuclear. "Mas o sinal é positivo para o dia", conclui Galdi.

A piora do índice de atividade nacional do Federal Reserve (Fed, o banco central nos EUA) de Chicago, de -0,1 em janeiro para -0,04 em fevereiro, não reduziu o fôlego de alta das bolsas norte-americanas e europeias, que sobem embaladas pelo noticiário corporativo. Neste ambiente mais ameno, ganha espaço no Brasil os movimentos dos investidores que focam o vencimento de opções sobre ações. Além de Petrobras e Vale, as siderúrgicas devem chamar a atenção no exercício.

A opção é um contrato que confere ao portador o direito de compra ou venda de um ativo a um preço predeterminado. O vencimento de opções é a data de validade desses contratos. A partir do dia seguinte, o detentor da opção não pode mais exercê-la. Por isso, no dia de vencimento das opções e nos dias imediatamente anteriores, o movimento da Bolsa pode sofrer distorções, com os investidores atuando de forma tal que os preços das ações se aproximem daqueles valores que mais os favorecem quando a opção for exercida.

Os investidores brasileiros também acompanham a divulgação de balanços de empresas com participação importante no Ibovespa. Hoje, PDG Realty divulga seus números após o fechamento do mercado.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAmérica LatinaÁsiaB3bolsas-de-valoresDados de BrasilEstados Unidos (EUA)JapãoPaíses ricos

Mais de Mercados

Executivos do mercado financeiro investem em educação e transforam a vida de jovens de baixa renda

Dólar sobe para R$ 6,19 com indefinição sobre emendas parlamentares

Megafusão de Honda e Nissan: um 'casamento' de conveniência sob intensa pressão

Ibovespa fecha penúltimo pregão em baixa e cai 1,5% na semana; dólar sobe 2%