Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)
Da Redação
Publicado em 19 de outubro de 2012 às 06h21.
Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta pelo quinto pregão seguido nesta sexta-feira, na melhor semana do índice Nikkei em 2012. A desvalorização do iene em relação ao dólar e índices favoráveis relacionados à China permitiram a exportadores como Fanuc e Nissan Motor superar a realização de lucros em pesos pesados como Fast Retailing e Softbank.
O Nikkei subiu 19,82 pontos, ou 0,2%, e terminou aos 9.002,68 pontos, após alta de 2% na sessão de quinta-feira. Na semana, o índice acumulou ganhos de 5,5% e, no ano, tem agora alta de 6,5%. O volume de negociações recuou para 1,76 bilhão de ações.
"Havia temores de que o mercado estaria superaquecido no curto prazo, após o recente rali, mas o impulso para cima permanece intacto", disse Kenichi Hirano, analista de mercado da Tachibana Securities.
"O mercado continua a arriscar, graças ao melhor ambiente econômico global, um iene mais barato, esperanças de um ressurgimento da China e novas expectativas de flexibilização do BOJ", disse um diretor de negociação de ações de uma corretora estrangeira. As informações são da Dow Jones.