Mercados

Bolsa de Tóquio ganha 0,8% com desvalorização do iene

O índice Nikkei adicionou 69,74 pontos e terminou aos 9.162,50 pontos

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

Índice Nikkei, da bolsa de valores de Tóquio, no Japão (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de agosto de 2012 às 06h48.

Tóquio - A Bolsa de Tóquio fechou em alta acentuada nesta sexta-feira, na maior pontuação em três meses. Uma nova desvalorização do iene estimulou mais compras nas ações de exportadoras, com as blue chips orientadoras Fanuc, Kyocera e Honda Motor obtendo robustos ganhos.

O Nikkei adicionou 69,74 pontos, ou 0,8%, e terminou aos 9.162,50 pontos, após alta de 1,9% na sessão de quinta-feira - no intraday, o índice atingiu o maior nível desde 8 de maio.

Na semana, o Nikkei acumulou ganhos de 3%, fechando em alta pela terceira semana seguida, com elevação de 7% no período. O volume de negociações seguiu pouco inspirador e totalizou 1,75 bilhão de ações.

"O próximo momento chave é por volta de 30 de agosto; o rali deve continuar até lá, e o Nikkei deve subir para testar os 9.500 pontos", disse Shoichiro Yamauchi, analista da Nomura.

"Um aperto firme na marca dos 80 ienes por dólar é a chave para viabilizar um rali do Nikkei", afirmou Hiroyuki Fukunaga, CEO da Investrust, ao observar que as previsões de lucros anuais dos principais exportadores se baseiam nesse nível cambial. As informações são da Dow Jones.

Mais de Mercados

Fed pode estar prestes a reduzir taxas de juros pela primeira vez desde 2020; entenda

Pressão sobre grande investidor pode estar por trás da queda do petróleo, diz Gavekal

Possibilidade de novo acordo traz alívio e Azul sobe 18% na bolsa

Ibovespa fecha em alta com ajuda de Vale e de olho em corte de juros nos EUA; dólar cai