Mercados

Bolsa aprova a entrada de blue chips americanas no Brasil

Ações do Mc Donald's, Wal-Mart e Google estão entre as que estarão disponíveis para negociações a partir do segundo semestre

wal-mart-getty-images-460-jpg.jpg (.)

wal-mart-getty-images-460-jpg.jpg (.)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2010 às 10h08.

São Paulo - Os investidores brasileiros poderão adquirir as ações de grandes empresas americanas no Brasil a partir do segundo semestre de 2010. A BM&FBovespa aprovou, nesta segunda-feira (26), o programa de BDRs (Brazilian Depositary Receipts) da Apple, Google, Bank of America, Arcelor Mittal, Goldman Sachs, Billiton, Wal-Mart, Exxon Mobil, Mc Donald's e Pfizer.

Um BDR é um certificado que corresponde a uma ação de uma empresa estrangeira listada em outra bolsa de valores. Desta forma, os investidores brasileiros poderão comprar e vender ativos que correspondem a aqueles negociados na Bolsa de Nova York e na Nasdaq. A instituição responsável pela emissão dos papéis será o Deustche Bank.

O modelo desses novos BDRs é diferente dos utilizados pelos papéis já negociados em São Paulo. Desta vez, não são as empresas as responsáveis pela listagem, mas sim o banco alemão, sem qualquer participação das companhias. Desta forma, o produto é considerado investimento no exterior. Essa classe é chamada de BDRs Nível 1 não patrocinados.

A autorização do Deutsche Bank a coordenar o processo se deu "devido à sua importante contribuição ao longo do processo de desenvolvimento dos procedimentos operacionais relativos ao produto", mostra o comunicado enviado pela bolsa. Daqui para frente, a ideia da BM&FBovespa é realizar processos de concorrência para a concessão de registro para outros bancos além do Deustche Bank.

Acompanhe tudo sobre:AçõesB3BDRbolsas-de-valoresComércioEmpresasEmpresas abertasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleservicos-financeirosSupermercadosTecnologia da informaçãoVarejoWalmart

Mais de Mercados

Por que Argentina de Milei tem animado o mercado, apesar de inflação recorde e retração

Após balanço, Nvidia (NVDC34) já vale mais que Amazon (AMZO34) e Tesla (TSLA34) juntas

Bolsas da Europa fecham sem sinal único, com cautela por política monetária

Gol (GOLL4) e Azul (AZUL4) disparam mais de 10% após anúncio de parceria para voos no Brasil

Mais na Exame