Mercados

BlackRock compra 10,54% das ações da Bradespar

Gestora de fundos americana aqduiriu 23,9 bilhões de ações preferenciais

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2011 às 14h40.

A gestora de fundos americana, BlackRock, informou nesta segunda-feira à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) que comprou 10,54% das ações preferenciais da Bradespar, que é acionista da Valepar, controladora da mineradora Vale do Rio Doce.

A administradora de investimentos adquiriu 23,9 milhões de ações. Em setembro do ano passado, a BlackRock compra 5,7% das ações preferenciais da Vale. "O objetivo das participações societárias é estritamente de investimento, não objetivando alteração do controle acionário ou da estrutura administrativa da Bradespar", reforçou a BlackRock em comunicado.

Atualmente, a Bradespar detém 21,2% da Valepar. Na semana passada, a Vale comunicou ao mercado que tem a intenção de promover uma oferta internacional de ações ordinárias e preferenciais classe A. A mineradora disse ainda que pretende vender pelo menos 14 bilhões de dólares de novas ações para financiar aquisições.

A Bradespar é uma companhia de investimentos controlada pela Fundação Bradesco que tem como objeto social a realização de investimentos em outras sociedades.  Às 16h39 As ações preferenciais da Bradespar ( BRAP4) estavam cotadas a 42,30 reais, com alta de 0,26%. As ações preferenciais da Vale ( VALE5) estavam a 47,10 reais, com alta de 0,42%.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasSiderúrgicasHoldingsValeMineraçãoBradesparBlackRock

Mais de Mercados

Compra de material escolar vira um 'inferno' na Amazon dos EUA

Sem café? Greve de funcionários da Starbucks em Nova York completa três semanas

Jovens na Coreia do Sul abandonam sonho da casa própria para investir em ações

Metaverso dá prejuízo bilionário à Meta, que estuda cortes no setor