- Últimas notícias
- Revista EXAME
- YPO - Líderes Extraordinários
- Exame IN
- Brasil
- Clima
- PME & Negócios
- Exame CEO
- ExameLab
- Bússola
- Casual
- Inteligência Artificial
- Ciência
- Economia
- Colunistas
- Esfera Brasil
- Exame Agro
- Inovação
- Marketing
- Melhores e Maiores
- Mundo
- Mercado Imobiliário
- Net Zero
- POP
- Esporte
- Seguros
- Tecnologia
- Vídeos
- Expediente
Ação da EDP cai 5% na Bovespa com temores sobre usina
Concessão de usina de São Manoel foi vencida pelo consórcio da empresa no leilão de energia A-5, na sexta-feira
Modo escuro
Hidrelétrica da EDP: às 12h29, as ações da EDP tinham queda de 4,65 por cento, a 11,48 reais, a maior desvalorização percentual do Ibovespa , que subia 0,59 por cento no mesmo horário (Divulgação)
Publicado em 16 de dezembro de 2013 às, 11h44.
São Paulo - As ações da EDP Energias do Brasil recuavam cerca de 5 por cento nesta segunda-feira, em meio a temores sobre a rentabilidade da concessão da usina São Manoel, vencida pelo consórcio da empresa no leilão de energia A-5, na sexta-feira.
Às 12h29, as ações da EDP tinham queda de 4,65 por cento, a 11,48 reais, a maior desvalorização percentual do Ibovespa , que subia 0,59 por cento no mesmo horário.
A hidrelétrica São Manoel (700 MW) foi licitada e vendeu energia a 83,49 reais por megawatt-hora (MWh), um deságio de cerca de 22 por cento ante o preço-teto de 107 reais por MWh. A EDP tem 67 por cento no consórcio vencedor e Furnas, da Eletrobras tem 33 por cento.
Em relatório, o UBS afirmou que a oferta do consórcio foi surpreendentemente baixa e estimou que o retorno do investimentos no projeto ficará em 6 por cento, o que considerou ruim.
"Precisamos de mais detalhes mas calculamos preliminarmente o retorno do projeto em cerca de 6 por cento, o que vemos como baixo, especialmente levando em consideração os altos riscos de execução no Brasil para muitos projetos de "Greenfield" (novos projetos) e as crescentes taxas de juros globais e domésticas", escreveu a analista Lilyanna Yang, do UBS, em relatório.
A analista afirmou ainda aguardar detalhes sobre os custos de financiamento e informações sobre se a chinesa China Three Gorges (CTG), com quem a EDP firmou acordo, terá uma fatia no empreendimento.
"Dado o recente acordo com a CTG, achamos que a empresa deve ficar com 50 por cento da fatia de 67 por cento da EDP em São Manoel", disse Yang.
Últimas Notícias
Branded contents
Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions
Lead Energy quer reduzir R$ 1 bi na conta de luz dos brasileiros até 2027
Ceará deve se tornar um dos maiores produtores do combustível do futuro
“O número de ciberataques tem crescido 20% ao ano”, diz a Huawei
“A geração de energia caminha lado a lado com o desenvolvimento econômico”, diz Paulo Câmara
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.