Minhas Finanças

Perfis de investidor: o que são e como definir o seu

Conhecer o seu perfil de investidor é necessário para administrar melhor as suas finanças e ter mais sucesso em suas aplicações

 (Yellow Dog Productions/Getty Images)

(Yellow Dog Productions/Getty Images)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 20 de junho de 2022 às 11h14.

Última atualização em 20 de dezembro de 2023 às 10h26.

Nos dias de hoje, o acesso a plataformas de investimento ficou muito mais fácil. Bastam alguns cliques para que qualquer pessoa crie uma conta em uma corretora e comece a aplicar seu dinheiro. Porém, escolher o melhor investimento ainda continua sendo uma tarefa complicada para a maioria.

De acordo com a pesquisa Raio X do Investidor de 2021, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), realizada com 3408 pessoas das 5 regiões do Brasil, 81,9% das pessoas que pouparam seu dinheiro não fizeram nenhum tipo de aplicação. 

Além disso, o estudo também mostrou que da parte dos entrevistados que investiu, 69,8% não sabe a razão pela qual escolheu o tipo de investimento que fez. 

Descubra rápido o seu perfil de investidor com este quiz!

Os dados levantados pela Anbima mostram que falta educação financeira sobre o mercado financeiro para que as pessoas tomem melhores decisões na hora de aplicar a sua renda. Um dos conhecimentos fundamentais que faltam para quem está começando a investir é identificar o perfil de investidor.

Afinal, o que é o perfil de investidor e como ele pode ser definido?

Descobrir o perfil do investidor é o primeiro passo para quem quer começar a investir, pois é o que vai definir os riscos que o investidor está disposto a tomar no futuro.

Existem três perfis de investidor, o conservador, o moderado e o arrojado.

Descobrindo o seu perfil de investidor você aprende a aplicar o seu dinheiro da melhor forma. Descubra seu perfil de investidor com esse quiz!

1. Conservador

O investidor conservador, como sugerido pelo próprio nome, é o que gosta de tomar menos risco ao aplicar seu dinheiro. São pessoas que não estão muito dispostas a perder e buscam ganhos no longo prazo. Investimentos de renda fixa, como CDB’s e o Tesouro Direto são opções que costumam atrair os conservadores. O perfil conservador é o mais recomendado para aqueles que estão começando os seus primeiros investimentos.

2. Moderado 

O perfil moderado é de investidores que geralmente já têm um maior conhecimento do mercado financeiro. Esse perfil já aceita algum tipo de risco em seus aportes em busca de uma maior rentabilidade. Em sua carteira geralmente há Fundos Imobiliários e algumas ações, mas ele também não abre mão da sua segurança e mantém parte dos seus investimentos em renda fixa.

3. Arrojado 

Como o próprio nome já sugere, o perfil arrojado é aquele que não tem medo de tomar riscos ao investir. Os investidores arrojados são, geralmente, aqueles que já possuem bastante experiência no mercado e um patrimônio maior e mais estabelecido. O arrojado está disposto a perder dinheiro em busca de uma grande rentabilidade e não tem medo de colocar a maioria do seu capital em renda variável. 

Para descobrir o seu perfil de investidor, uma pessoa deve pensar bem na situação financeira em que se encontra, em seus objetivos futuros e se está disposta a correr riscos. Além disso, existem ferramentas que podem ajudar neste processo. Uma delas é o Quiz do Perfil de Investidor que a EXAME produziu em parceria com o BTG Pactual. Responda às questões abaixo e descubra qual é o seu.

Acompanhe tudo sobre:investidor-agressivoInvestidor conservadorInvestidor moderadoInvestidores

Mais de Minhas Finanças

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 47 milhões; veja como apostar

Ibovespa cai 13,8% e dá brecha para comprar ‘excelentes ações em promoção’

Inter faz campanha de renegociação e dá desconto de até 98%

Febraban alerta para golpe com falsa gravação sobre compras em lojas do varejo

Mais na Exame