Receita: o que este indicador mostra aos investidores?

Criador do Radar Invest Pro, Bruno Lima, explica o que a receita representa para uma empresa e qual a influência dela em uma análise de investimentos
Receita líquida de uma companhia pode ser dividida em: operacional e não recorrente (mohamed_hassan/Pixabay/Divulgação)
Receita líquida de uma companhia pode ser dividida em: operacional e não recorrente (mohamed_hassan/Pixabay/Divulgação)
D
Da Redação

Publicado em 20/05/2021 às 13:20.

Última atualização em 20/05/2021 às 13:20.

Diversos fatores podem, e devem, ser analisados antes de investir em uma empresa. Um deles é a receita, que algumas pessoas que estão começando no mundo dos investimentos podem ter dificuldade de entender. Por isso, conversamos com o head de renda variável da EXAME Invest Pro, Bruno Lima. Ele explicou a importância da receita de uma empresa em uma análise de investimentos.

Receba relatórios gratuitos sobre ações diretamente no seu e-mail, com o Radar Invest Pro

Importante indicador nos resultados trimestrais, a receita mostra a quantidade de dinheiro recebido por uma companhia durante um período. “Representa a capacidade da empresa de demonstrar crescimento no seu negócio, produto, serviço”, explica.

“É sempre importante olhar se a empresa está crescendo acima ou abaixo do mercado, e se esse crescimento está sendo acompanhado de rentabilidade (retornos) crescentes. De nada adianta crescer sem rentabilidade, pensando no longo prazo”, complementa.

Divisões da receita líquida

A receita líquida de uma companhia pode ser dividida em: operacional e não recorrente. A operacional provém de operações normais de vendas de produtos e serviços de uma companhia. Já a não recorrente é a que acontece em situações isoladas, que não se repetirão com frequência.

Existe também a receita bruta da empresa, que consiste no valor total de vendas de produtos, mercadorias e prestações de serviços de um negócio. Portanto, diz respeito ao faturamento de uma empresa.

Radar Invest Pro

O número de investidores na bolsa de valores de São Paulo (B3) não para de crescer. Muitos investidores têm apostado em ações de empresas dos mais variados setores com expectativas de bons retornos. Mas será que todos eles de fato conseguem mudar suas vidas financeiras e lucrar?

A EXAME Invest Pro acredita que sem um bom conhecimento sobre os aspectos que envolvem o investimento em ações, muitas pessoas que entram na bolsa acabam ficando pelo caminho. Pensando nisso, a EXAME criou o Radar Invest Pro, um produto gratuito, que consiste em um pacote de relatórios de ações gratuitos com informações relevantes para que você possa investir melhor.