Informe Publicitário

Outsourcing em TI ajuda a reduzir custo e aumentar produtividade

Adotar o outsourcing da infraestrutura completa de TI e Telecom de empresas é uma realidade cada vez mais presente no mercado brasileiro

O futuro hoje: Embratel oferece conexão de dados com infraestrutura de TI (iStock Photo)

O futuro hoje: Embratel oferece conexão de dados com infraestrutura de TI (iStock Photo)

Adotar o outsourcing da infraestrutura completa de TI e Telecom de empresas é uma realidade cada vez mais presente no mercado brasileiro. O processo traz vantagens competitivas, como armazenamento integrado de informações, redução de custo, foco no negócio e produtividade, além de economia com infraestrutura e pessoal. Oportunidades não faltam. Dados da consultoria IDC Brasil apontam que o mercado brasileiro de TI e Telecom vai movimentar, em 2015, 165,6 bilhões de dólares – sendo 61,6 bilhões de dólares no segmento de TI.

Informe Embratel

O outsourcing de TI é uma das grandes tendências do ano, segundo o estudo Predictions 2015, da IDC Brasil. O uso de Cloud Pública deverá crescer mais de 50%, impulsionado pelo maior foco das empresas na elasticidade de demanda devido às incertezas dos mercados. A constante divulgação de cases de sucesso demonstrando os benefícios de adoção de Cloud vai fazer com que IaaS (sigla em inglês para Infraestrutura como Serviço) continue sendo a maior demanda desse mercado. Os executivos das áreas de negócios vão se envolver cada vez mais, buscando aplicações de negócios e influenciando o crescimento da receita de SaaS (em português, Software como Serviço). Os projetos de Big Data terão 35% de seu budget vindo das áreas de negócio e não de TI.

Atenta ao novo cenário, a Embratel oferece um portfólio completo de soluções convergentes de TI e Telecom com mobilidade. “Queremos ser reconhecidos como uma empresa de tecnologia. Além da comunicação de dados e Internet, oferecemos serviços de full outsourcing de TI”, afirma Mário Rachid, diretor executivo da Embratel. O mercado já vem reconhecendo a participação da empresa, que acaba de receber o Prêmio Frost & Sullivan na categoria The Data Center Services Market Provided by Telecommunications Companies.

Atuar em TI significa antecipar as necessidades dos clientes. Com a evolução da conectividade, da Internet e da mobilidade nos últimos anos, muitas aplicações empresariais deixaram os limites físicos das salas e migraram com segurança para o ambiente de Cloud Computing. Os serviços de Data Center da Embratel, por exemplo, contam com toda a estrutura tecnológica e hosting gerenciado – tanto físico como virtual (Cloud).

Outros serviços à disposição do Mercado abrangem soluções de ITO (Infraestrutura de TI), Fábrica de Software (soluções sob medida), terceirização de processos de negócio, assim como a integração de sistemas da empresa. Todas as soluções podem ser personalizadas de acordo com as necessidades do cliente, segundo Rachid.

A sinergia entre TI e Telecom é um movimento inevitável, conforme a IDC Brasil. Na Embratel, a integração das duas áreas já é realidade, e a expertise acumulada vem gerando ganhos financeiros reais e de produtividade aos clientes.

Mais na Exame

;