Dificuldade maior do processo de adequação e implementação da lei é o aculturamento (iStockphoto/Divulgação)
Atender a demandas que vão além da conectividade das grandes empresas é um dos objetivos da TIM Soluções Corporativas. A empresa investe constantemente no desenvolvimento de sistemas, pessoas e treinamento para oferecer um portfólio completo de soluções fixas e móveis, colaboração, segurança e gerenciamento de redes corporativas. Além de gerar valor ao negócio, por meio de melhorias ligadas à mobilidade, eficiência, segurança e redução de custos, a empresa atua como um parceiro estratégico de grandes organizações.
A TIM Soluções Corporativas oferece dois serviços para segurança dos dados: a Proteção DDoS e a Proteção WAF. Com investimento de 13 milhões de reais, as soluções foram desenvolvidas com o objetivo de combater o crescente número de ataques a aplicações e equipamentos web. Segundo estudo recente da Arcon Serviços Gerenciados de Segurança, os ataques a redes corporativas aumentaram 339%, na comparação com 2014.
O serviço de Proteção DDoS monitora qualquer alteração suspeita. Quando detecta algo inesperado, desvia automaticamente o tráfego indesejado para uma estação de segurança, sem que o servidor da empresa atacada seja afetado. O monitoramento é feito por um centro de segurança da operadora, o SOC, que opera 24 horas por dia, o ano inteiro.
Já o serviço de Proteção WAF é um produto novo no mercado. Ele inspeciona as solicitações ao servidor de websites, emitindo alertas e bloqueando os ataques antes de alcançarem os servidores de aplicação. Por meio de uma plataforma específica, que aprende automaticamente a estrutura e os elementos de aplicação web e o comportamento do usuário, é possível detectar com precisão os ataques e, assim, bloqueá-los antes que causem qualquer estrago ou tomem o controle da aplicação.
Segundo Alex Salgado, diretor da unidade Soluções Corporativas da TIM, os ataques DDoS são uma ameaça à disponibilidade de serviços das empresas. “Fazer o monitoramento por meio de uma operadora é a melhor forma de se proteger, uma vez que temos ferramentas que permitem remover o tráfego sujo para análise e limpeza sem interromper os serviços da empresa e dos seus clientes. Isso evita prejuízo financeiro ou indisponibilidade de banda”, afirma Salgado.