Future of Money

Franklin Templeton: Web3 pode impulsionar próxima onda de inovação na tecnologia

Gestora de mais de US$ 1,5 trilhão em ativos enxerga a descentralização da nova fase da internet como uma “megatendência” da tecnologia

Blockchain. criptomoedas e NFTs podem integrar futuro da internet (Reprodução/Reprodução)

Blockchain. criptomoedas e NFTs podem integrar futuro da internet (Reprodução/Reprodução)

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 27 de março de 2023 às 18h53.

Última atualização em 27 de março de 2023 às 19h01.

Redes descentralizadas da Web3 podem ajudar a impulsionar uma quarta onda de inovações no mercado da tecnologia, segundo um relatório da gestora Franklin Templeton sobre as principais “megatendências” do setor.

Também conhecida como a nova fase da internet, a Web3 engloba blockchain, criptomoedas, NFTs, metaverso, entre outros. Apoiados por redes descentralizadas como o próprio blockchain, estas tecnologias poderão eliminar o monopólio de dados que hoje está nas mãos de grandes empresas como Google e Facebook.

Classificada como uma das “megatendências” pelo relatório da gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos sob gestão, a descentralização pode trazer muitos benefícios para empresas e consumidores.

De um lado, empresas adotam cada vez mais redes de código aberto que são mais adaptáveis e permitem uma participação mais ampla. O foco agora deixa de ser apenas em ativos tangíveis, mas também intangíveis, a fim de acompanhar o desenvolvimento de novas tecnologias e se manterem competitivas, explica o relatório.

Já para o consumidor, as mudanças com a adoção da descentralização da Web3 aumenta o impacto que ele pode ter na estratégia de uma empresa. Além disso, os ativos digitais também podem oferecer produtos financeiros de forma simplificada, como ativos tokenizados e finanças descentralizadas (DeFi), citados pelo Franklin Templeton como os exemplos mais evidentes da atualidade.

Uma das maiores gestoras do mundo, a Franklin Templeton já testa a tecnologia blockchain em seus negócios. Em setembro, a empresa anunciou planos para oferecer estratégias de ativos digitais para gestores de patrimônio, segundo informações do CoinDesk.

“Toda a razão pela qual apresentamos as megatendências, e a razão pela qual achamos que elas são importantes para destacar, é que esse conjunto de inovações tecnológicas e as mudanças que elas têm impulsionado na sociedade é o que nos trouxe para este momento Web3 e o desenvolvimento deste ecossistema cripto importante”, disse Sandy Kaul, head de ativos digitais e serviços de consultoria da Franklin Templeton ao CoinDesk.

Comece seu portfólio de criptomoedas. A Mynt é uma empresa BTG Pactual para você comprar e vender cripto com segurança e atendimento 24 horas. Abra agora sua conta e desbloqueie seu mundo cripto.

Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube Telegram | Tik Tok

Acompanhe tudo sobre:CriptoativosWeb3

Mais de Future of Money

Bitcoin: será que já chegamos ao topo?

Inteligência artificial generativa e tokenização: o futuro da propriedade intelectual

Stablecoins: o dólar digital sem fronteiras?

ETFs de cripto: entendendo a tese de investimento em ativos digitais para 2025