1ª instalação de mineração de bitcoin com energia nuclear é inaugurada nos EUA
Com 8 mil equipamentos, empresa quer reduzir custos e utilizar energia limpa para a mineração de criptomoedas
Modo escuro
Energia nuclear pode ser considerada limpa (AFP/Reprodução)
Publicado em 7 de março de 2023, 11h21.
Uma empresa de mineração de criptomoedas inaugurou na última segunda-feira, 7, a primeira instalação de mineração de bitcoin movida a energia nuclear dos Estados Unidos. Com 8 mil equipamentos, a intenção é reduzir custos utilizando energia limpa para minerar bitcoin e outras criptomoedas.
Chamada de Nautilus Cryptomine, a instalação da TeraWulf é “a primeira instalação de mineração de Bitcoin de seu tipo, fornecendo diretamente energia confiável, livre de carbono e 24 horas por dia, 7 dias por semana na usina nuclear de Susquehanna, de 2,5 GW, na Pensilvânia”, de acordo com um comunicado.
Criptomoedas como o bitcoin, que utilizam o mecanismo de consenso da prova de trabalho (PoW), precisam ser “mineradas”. O processo de mineração consiste no uso de poder computacional e máquinas superpotentes para validar as transações da rede blockchain. Para isso, os mineradores são recompensados em criptomoedas.
Estima-se que o poder de computação dos equipamentos utilizados na Nautilus Cryptomine seja de 1 exahash por segundo (EH/s). Além disso, a TeraWulf pretende comprar outras 8 mil unidades do equipamento em breve.
Os esforços da empresa com o uso da energia nuclear podem ser vistos de forma positiva. Isso porque a mineração de criptomoedas é amplamente criticada por ativistas ambientais em todo o mundo, por conta do uso elevado de energia elétrica causado pelos equipamentos.
No último ano a Ethereum, segundo maior blockchain do mundo, realizou a sua migração do sistema prova de trabalho (PoW) para prova de participação (PoS), economizando cerca de 99,9% de energia.
A energia nuclear pode ser considerada uma energia limpa, já que a menos que ocorram acidentes ou o lixo atômico não receba o tratamento o destino corretos, ela não causa poluição pela emissão de substâncias.
Apesar da iniciativa, as ações da TeraWulf (WULF) operam em queda de mais de 6% no último mês, de acordo com dados do Yahoo Finance. Nos últimos cinco dias, no entanto, a WULF subiu 2,86%.
Para você que adora ler notícias de crypto, a Mynt é o aplicativo ideal para você. Invista e aprenda sobre crypto ao mesmo tempo com conteúdos descomplicados para todos os públicos. Clique aqui para abrir sua conta.
Siga o Future of Money nas redes sociais: Instagram | Twitter | YouTube | Telegram | Tik Tok
Créditos
Mais lidas em Future of Money
Últimas Notícias
Cripto da Arbitrum estreia entre 40 maiores do mercado, mas cai mais de 70%
Há 11 horas5 tendências que vão definir o futuro das criptomoedas, segundo executiva da Visa
Há 13 horas5 distribuições gratuitas de criptos para ficar de olho após airdrop da Arbitrum
Há 14 horasBrands
Uma palavra dos nossos parceiros
Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.
leia mais